A primeira Praça da Infância foi inaugurada em março no bairro da Encruzilhada
Foto: Edson Holanda/PCR |
A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) inaugurou, na quinta-feira (3), a segunda Praça da Infância da cidade, no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá, no bairro da Madalena. A entrega da praça aconteceu no mês em que é celebrado a Primeira Infância, de 0 a 6 anos.
Ao todo, a gestão investiu R$ 831 mil nas obras realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), distribuídos entre infraestrutura, brinquedos e outros componentes. Estiveram presente na inauguração, o prefeito João Campos (PSB) e os secretários do município.
“Esta é a segunda Praça da Infância inaugurada e mais oito virão. A gente já tem mais uma em obras e outras duas que serão iniciadas nos próximos 30 dias. É compromisso nosso fazer um espaço público de qualidade, pensando na criança. Quando a gente pensa na criança, a gente está pensando no futuro, pensando em alguém que precisa ser acolhido e ter oportunidade. É preciso equipamento adequado à criança”, disse o prefeito.
A primeira praça foi construída no bairro da Encruzilhada e entregue em março. A nova praça tem 490 m², possuindo brinquedos, área de passeio, rampas, paisagismo e nova comunicação visual, além de um sistema de drenagem.
A criação do espaço aconteceu em conjunto com os moradores da região. A Secretaria Executiva de Inovação Urbana escutou as crianças para saber o que elas esperavam que a praça tivesse, ouvindo como resposta brinquedos onde pudessem “rodar”, “pular”, “escalar” e “equilibrar”.
O projeto foi elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, com intuito de tornar o espaço inclusivo, acessivo e seguro para pais e filhos. Além dos brinquedos, a praça vai contar com o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar) da Secretaria de Educação do Recife, voltado para o desenvolvimento integral da criança, com atividades lúdicas e interativas.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.