segunda-feira, abril 15

Pernambuco recebe navio alemão Aidasol e inicia temporada turística

A chegada do navio Aidasol ao Porto do Recife marca o início da temporada de cruzeiros no estado, com previsão de receber 22 navios e impulsionar o turismo em Pernambuco.

Começa temporada de Cruzeiros em Pernmabuco. Foto- Jorge Pinho
Começa temporada de Cruzeiros em Pernambuco com chegada de navio. Foto- Jorge Pinho

Está aberta oficialmente a temporada de cruzeiros em Pernambuco para o período 2023/2024, o navio alemão Aidasol atracou no Cais II do Porto do Recife, no Bairro do Recife, às 8h30 desta quinta-feira (9). Com 1.791 passageiros e 652 tripulantes vindos de Mindelo, Cabo Verde, a embarcação é a precursora de uma sequência que promete movimentar o turismo no estado.

Os turistas, que permanecerão em Pernambuco até a noite desta quinta, seguirão rumo ao Rio de Janeiro. Ao longo da temporada, a expectativa é de que mais 21 navios desembarquem, incrementando a movimentação no Porto do Recife até maio do próximo ano.

Com 225,33 metros de comprimento, o Aidasol comporta 3 mil pessoas e oferece aos visitantes roteiros rápidos e essenciais para explorar a pé o Recife e Olinda. Monumentos históricos, espaços culturais e locais de fé, como o Museu Cais do Sertão, Praça do Marco Zero, e a Central de Artesanato de Pernambuco, estão entre as opções indicadas.

Destaque para aproximadamente 100 passageiros que optarão por explorar o Recife de bicicleta, agregando uma experiência única à sua visita. Segundo Delmiro Gouveia, presidente do Porto do Recife, a cidade é o principal ponto de acesso à Europa, realçando a importância do turismo, que representa 8% do PIB brasileiro.

Para Gouveia, esta temporada é crucial para Pernambuco, que tem recebido investimentos do governo na melhoria da estrutura portuária. Até o momento, 22 cruzeiros estão confirmados, e a expectativa é de que mais embarcações escolham o estado como destino.

A segurança dos 1.791 turistas alemães está sendo reforçada para proporcionar uma experiência tranquila. Diversos órgãos, incluindo a Secretaria de Turismo e Lazer e a CiaTUR da Polícia Militar de Pernambuco, uniram esforços. Material informativo em inglês e espanhol será distribuído, contendo informações úteis e rotas sugeridas no centro histórico do Recife e em Olinda.

Ubiratan Lima, gerente de operações da Inchcape, responsável pela logística de 19 dos 22 navios que visitarão o estado, antecipa uma temporada agitada. O próximo a atracar, Costa Favolosa, chega em 22 de novembro com 2.500 passageiros, prometendo impulsionar ainda mais a economia local.

A expectativa é de uma receita significativa de R$ 70 mil apenas hoje, entre visitas a locais turísticos e centros de compras. A Secretaria de Turismo e Lazer estima um crescimento de 14% na receita bruta dos serviços ligados ao turismo em Pernambuco, consolidando a temporada como um impulso econômico para o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *