domingo, fevereiro 25

Novo Parque de Apipucos é entregue à população da Zona Norte com revitalização e melhorias

Investimento de R$ 1,5 milhão transforma espaço e cria atrativos para lazer e contato com a natureza.

João Campos
Foto: Marlon Diego/PCR
No último sábado (16), a população da Zona Norte da cidade ganhou um novo motivo de orgulho com a entrega do revitalizado Parque de Apipucos. Resultado de um investimento de R$ 1,5 milhão, o local agora se destaca como um espaço público de qualidade, oferecendo atrativos para todas as idades e estimulando o contato com a natureza. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito João Campos, secretários municipais, vereadores e entusiasmados moradores.
Com uma área de aproximadamente 13,6 mil metros quadrados de espaços públicos recuperados, requalificados e construídos, o Parque de Apipucos ganhou uma nova vida. O prefeito João Campos destacou a importância dessas melhorias: “Tudo isso é feito pensando em ter uma cidade melhor. Revitalizamos todo o entorno do Açude, construímos o tão esperado píer, estamos entregando o Parque de Apipucos com uma cara nova e também está sendo estudada a implantação de um pedalinho aqui. É muito importante construir espaços públicos de qualidade e a gente faz questão de tentar trazer, em cada obra, um elemento inovador”.
O destaque do novo espaço é o píer flutuante no açude de Apipucos, que proporciona uma estrutura adequada para a utilização de pedalinhos e caiaques, tornando o lazer ainda mais acessível para a comunidade. Além disso, o parque conta com brinquedos infantis, incluindo paredes lúdicas de escalada, uma nova pista de cooper, Parcão para diversão dos pets e a recuperação das cobertas em bambu.
Os quiosques, banheiros públicos e outros equipamentos existentes também foram requalificados, oferecendo mais conforto aos visitantes. O paisagismo foi reforçado com o plantio de mudas, tornando o ambiente ainda mais agradável.
Para Catharina Vaz, mãe de Guilherme, de 6 anos, o novo Parque de Apipucos representa a oportunidade de contato com a natureza e equipamentos de qualidade para a diversão do seu filho: “Hoje, vivendo em prédio, a gente não tem a possibilidade de ter esse contato tão próximo com o verde, com áreas amplas, abertas e livres. Esses espaços públicos revitalizados atraem e estimulam a gente a vir, trazer as crianças para brincar despreocupadas, em estruturas super diferentes e interessantes. É bom para eles e para a gente”.
Paulo Cabral, professor universitário e morador do entorno, também destacou a importância da revitalização desses espaços para a comunidade: “Hoje eu vim aqui justamente por saber que é algo novo, para conhecer. Foi como um convite para a minha família. Viemos aproveitar o espaço com essa nova roupagem. É importante uma cidade que enxerga o lazer como uma necessidade inerente ao ser humano. Cada vez que surge um espaço organizado é bonito como esse, é uma festa para a comunidade”.
Além das melhorias no parque, as vias do entorno também receberam atenção. A Rua Massaranduba teve a pavimentação em paralelepípedos recuperada, a Avenida Apipucos teve os passeios e o guarda corpo restaurados, e a conexão com o Parque da Macaxeira pela Avenida Coronel João Batista foi melhorada com a execução de 3 passagens elevadas, recuperação dos passeios e do guarda corpo.
É importante destacar que os quiosques requalificados fazem parte de um projeto de concessão para prestação dos serviços de gestão, operação e manutenção de parques urbanos do Município. Atualmente, esse projeto está passando por sua segunda consulta pública, buscando aprimorar o modelo em busca do melhor para a cidade, com a participação da população. A operação dos equipamentos será iniciada a partir do momento em que o contrato de concessão for assinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *