quinta-feira, novembro 21

Milhares celebram 60º aniversário da marcha para Washington, marcando a luta por direitos civis

Evento histórico é lembrado por seu impacto duradouro e atualidade nas questões de igualdade nos EUA.

EUA
Foto: Reuters/Evelyn hockstein
Milhares de norte-americanos se reuniram no último sábado (26) para comemorar o sexagésimo aniversário da icônica Marcha para Washington, um marco crucial no movimento por direitos civis nos Estados Unidos. O evento original, ocorrido nos anos 1960, ganhou notoriedade ao abrigar o poderoso discurso de “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr.
A marcha histórica, que mobilizou mais de 250 mil pessoas em 1963, convergiu nas ruas da capital, clamando pelo fim da discriminação fundamentada em raça, cor, religião, sexo e origem. A influência significativa da marcha foi frequentemente associada à aprovação da Lei de Direitos Civis de 1964, impulsionada pela imponência da demonstração.
Este ano, a manifestação ocorreu no emblemático Lincoln Memorial, local que testemunhou a apaixonada convocação de King por igualdade. Os discursos proferidos destacaram que apesar do progresso, ainda há um longo caminho a percorrer. A violência armada contra a comunidade negra foi veementemente condenada pelos oradores, ao passo que a multidão entoava o cântico “Sem Justiça, Sem Paz”.
Os oradores da marcha abrangeram líderes dos direitos civis, dentre os quais se incluíam Martin Luther King III, filho do icônico ativista, sua neta Yolanda Renee King e Hakeem Jeffries, líder do Partido Democrata na Câmara.
Em um gesto significativo, o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris têm programado um encontro com os organizadores da marcha na Casa Branca na segunda-feira (28). Essa reunião marca o encontro simbólico entre os organizadores da marcha original e o governo, relembrando o momento histórico de interação entre os líderes da marcha e o então presidente John F. Kennedy. A atualidade e a relevância contínua das questões de igualdade e justiça social são evidenciadas pela celebração do aniversário dessa marcante demonstração de cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *