segunda-feira, maio 20

Metroviários vão ao BNDES e apelam a Paulo Câmara, no Banco do Nordeste, por recuperação do Metrô do Recife

O Diretor do BNDES Nelson Barbosa recebeu dirigentes do CREA-PE e do Sindmetro-PE para debater soluções para o Metrô do Recife

Bndes metroviarios cbtu
Representantes dos trabalhadores e do BNDES
Foto:Divulgação
Na busca de uma solução para os problemas do Metrô do Recife, um conjunto de Sindicatos e instituições reuniram-se com o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa. Durante a reunião, as entidades presentes entregaram documentos reclamando do sucateamento do Metrô Recife, além de relatórios das audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal do Recife e pelo Senado Federal, que abordaram a deterioração dos serviços, a falta de reposição de peças para conserto dos trens, o aumento do tempo de espera, a falta de verbas, dentre outros problemas.
A reunião foi articulada pelo Sindmetro-PE (Sindicato dos Metroviários de Pernambuco), CREA-PE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Pernambuco), SINTEFERN (Sindicato dos Ferroviários do RN), Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco e por um grupo de engenheiros da CBTU (Companhia Brasileira de Transportes Urbanos).
Representaram as entidades Luis Soares (presidente do Sindmetro-PE); Adriano Lucena (presidente do CREA-PE); Jorge Luiz (presidente do SINTEFERN); Clóvis Albuquerque (Vice-presidente do CREA-PE); Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão (CMG) e Ermes Costa (Sindicato dos Urbanitários e secretário de Habitação da Prefeitura do Recife).
Durante a reunião, foi discutida a solicitação das entidades de retirar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). Nelson Barbosa, ex-ministro de Planejamento e Fazenda, relatou que a orientação para a privatização ocorreu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019.
“Todos esses estudos terão que ser refeitos, já que se passaram 18 meses e é necessário atualizá-los. Comprometemo-nos a atender a solicitação das entidades para que, nos estudos a serem realizados, também seja considerado um plano de recuperação da CBTU e a manutenção do sistema público. O BNDES está aberto para receber os documentos que as entidades julgarem necessários para apresentar às empresas responsáveis pelos estudos”, disse Barbosa.
A União, por meio de uma resolução do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), qualificou a CBTU de Recife no PND por meio do Decreto 9.999/2019. Isso fez com que o BNDES, como gestor do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND), começasse a realizar o estudo para a desestatização e concessão do Metrô do Recife. Os estudos foram concluídos em dezembro de 2022 e enviados ao CPPI e ao TCU.
BNDES e Senado Federal tem visita agendada ao metrô do Recife
Nelson Barbosa agradeceu o convite do senador Humberto Costa para participar da visita técnica ao Metrô do Recife nos dias 13 e 14 de julho. Ele confirmou presença. Essa visita foi aprovada durante a audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, presidida pelo senador Humberto Costa e realizada no dia 31 de maio.
Conforme o sindicato, durante essa diligência, serão identificados os problemas do Metrô do Recife, como a visita ao cemitério de trens e VLTs, além das instalações das estações do Metrô. A programação inclui também uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na qual serão discutidos com os metroviários, as entidades e lideranças políticas o plano de recuperação do Metrô Recife. A governadora Raquel Lyra (PSDB) também será convidada pelas entidades e pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
Na próxima semana, Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, agendará uma reunião com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, para solicitar que o governo Lula decida e comunique ao BNDES o modelo e direcionamento a serem seguidos para a realização dos estudos pelo BNDES.
“Durante a visita técnica da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal nos dias 13 e 14 de julho, no Recife, cobrarei do Ministro Márcio Macedo que o Governo Lula aproveite a oportunidade para anunciar a retirada da CBTU do PND e solicite ao BNDES os estudos de recuperação do Metrô do Recife”, afirmou.
Reunião com o Banco do Nordeste 
Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, ficou encarregado de agendar uma reunião conjunta dos sindicatos vinculados à CBTU com o Banco do Nordeste, presidido pelo ex-governador Paulo Câmara, e com o BNDES para discutir possíveis soluções para a recuperação da CBTU no Nordeste.
Jamildo/JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *