A prefeita de Escada, Mary Gouveia, é favorita a vencer as eleições de outubro, com uma oposição fragmentada e sem força política.
A atual prefeita de Escada, a professora Mary Gouveia (PL), em três anos e sete meses de gestão. Imprimiu sua marca de governo, realizando obras importantes na cidade. Como a pavimentação de diversas ruas espalhadas pela cidade, além da organização financeira da prefeitura. Equilibrando as contas e mantendo os pagamentos do funcionalismo municipal em dia, muitas vezes pagando antecipadamente. A prefeita também conseguiu atrair para Escada diversos investimentos e empreendimentos. Como o hipermercado Novo Atacarejo, que chegou à cidade, e diversas indústrias que se instalaram no Polo Industrial.
Outras importantes conquistas que têm a marca da prefeita são a inauguração da UPA. Que desde 2014 estava em obras ou parada, e que, em um acordo com o ex-governador Paulo Câmara, conseguiu a conclusão da obra e sua inauguração em 2022.
Mesmo tendo herdado pouco mais de 30 milhões em débitos da gestão do ex-prefeito Lucrécio Gomes e a saúde financeira da prefeitura comprometida, Mary manteve a gestão funcionando e, buscando articulações a nível nacional e estadual, conseguiu vencer os principais desafios de sua gestão.
Prefeita é franca favorita a reeleição na disputa pela prefeitura
Em busca da reeleição, a prefeita desponta como a favorita para ocupar por mais quatro anos a cadeira de gestora municipal. Ex-deputada estadual de 2010 a 2014, Mary tem a seu favor a experiência de lidar com a política macro a nível estadual.Além disso, com o apoio de seus deputados Sileno Guedes, do PSB, e André Ferreira, do PL, ela tem conseguido avanços e aquisições de equipamentos para o município. Consequentemente, tais apoios têm fortalecido sua gestão, permitindo a implementação de novos projetos e a melhoria da infraestrutura local. A exemplo da recente retroescavadeira, alguns ônibus escolares e respiradores na época da pandemia, que ajudaram bastante no combate à Covid-19 no Hospital Regional.
Uma frente formada por oito partidos, portanto, reforçará o palanque da gestora, tendo siglas como PL, PSB, DC, Mobiliza, PRD, PMB, Agir e Podemos. Além disso, deverá ter mais de 100 candidatos a vereadores como soldados na sua batalha pela renovação do mandato.
Na oposição, contudo, Mary deverá enfrentar o ex-prefeito Zé Alves, que conta com Solidariedade. Já o advogado Klaus Lima, por sua vez, contará com a federação formada pelos partidos PT, PCdoB e PV. O engenheiro Jadson Caetano, principal adversário na disputa com a atual prefeita, é do PSDB e conta com o apoio de outras siglas, como Cidadania, com quem faz federação, e outras agremiações, como MDB, PSD, Avante, e PP. Além disso, ele conta também com o apoio da governadora Raquel Lyra, que, no entanto, pelos números de avaliação negativa de seu governo, não traz muitos benefícios ao palanque oposicionista na cidade.
A conjuntura atual da disputa política pela prefeitura de Escada, com quatro candidaturas no campo da oposição e sem um discurso sólido para contrapor a gestão, favorece a preferência do eleitor pela continuidade do governo atual.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.