segunda-feira, abril 15

Ipojuca sediará a 4ª edição da Celebração da Consciência Negra

A 4ª edição celebra a diversidade cultural em Ipojuca com música, dança, cinema e reverência a Zumbi dos Palmares nos dias 19 e 20/11 em Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas.

Evento em Ipojuca celebrará a consciência negra. Foto: ARQUIVO/ Centro Cultural Farol da Vila
Evento em Ipojuca celebrará a consciência negra. Foto: ARQUIVO/ Centro Cultural Farol da Vila

No próximo final de semana, o município de Ipojuca se prepara para receber a 4ª edição da Celebração da Consciência Negra. Um evento que se destaca pela diversidade cultural e pela homenagem a Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra no Brasil.

Porto de Galinhas, 19 de novembro: Música, Dança e Cinema ao Ar Livre

No domingo (19), a celebração terá início às 18h na Rua Beijupirá, em frente à feirinha de artesanato do espaço cultural Artur Maroja, em Porto de Galinhas. O local será palco para o Cocada Cineclube, trazendo cinema ao ar livre para moradores e turistas. Além disso, grupos de capoeira e maracatu locais, o coletivo de hip hop Nostra Rua, e a orquestra de frevo rural Zezé Correa prometem animar o público com apresentações culturais.

Nossa Senhora do Ó, 20 de novembro: Celebração Matutina e Noturna

Na manhã da segunda-feira (20), a festividade se desloca para Nossa Senhora do Ó. Às 9h30, no Iroko centenário da Praça do Baobá, estudantes de quatro escolas públicas locais participarão da cerimônia em respeito ao 20 de Novembro e Zumbi dos Palmares. O evento seguirá com apresentações culturais do grupo Mandinga de Capoeira e a Ciranda Porto de Galinhas.

À noite, a partir das 18h, as atenções voltam-se novamente para Porto de Galinhas. Após as apresentações locais de capoeira e maracatu, o patrimônio vivo de Pernambuco, o Mestre Galo Preto, tomará o palco. O encerramento ficará por conta do grupo Mestres do Coco Pernambucano, garantindo um final vibrante para a celebração.

Consolidação Cultural e Parcerias Locais

A Celebração da Consciência Negra em Ipojuca vem se firmando como um projeto cultural de destaque, enraizando-se na história do município. Marcos Moraes, idealizador e produtor executivo do evento, destaca a importância de uma programação abrangente. “Pensamos numa programação que atenda aos mais variados públicos, evidenciando a importância da presença negra na localidade e valorizando grupos culturais que atuem nessa temática.”

A realização é da RFG Produções Culturais, com produção executiva do Centro Cultural Farol da Vila e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Secretaria Especial de Cultura e da Associação dos Artesãos e Empreendedores do Espaço Cultural Artur Maroja de Porto de Galinhas.

Serviço: Celebração da Consciência Negra em Ipojuca (4ª Edição)

  • Dias: 19 e 20 de novembro de 2023
  • Locais: Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas

Programação:

Domingo – 19/11 – 18h em Porto de Galinhas

  • Local: Rua Beijupirá (em frente à Feirinha de Artesanato)
  • Atrações: Cocada Cineclube, grupos de capoeira e maracatu locais, coletivo de Hip-hop ‘Nostra Rua’ e orquestra de frevo rural ‘Zezé Corrêa’ (Aliança-PE)

Segunda – 20/11 – 9h30 em Nossa Senhora do Ó

  • Local: Praça do Baobá
  • Atrações: Mandinga de Capoeira, Cerimônia e Celebração ’20 de Novembro – Zumbi dos Palmares’, Ciranda Porto de Galinhas

Segunda – 20/11 – 18h em Porto de Galinhas

  • Local: Rua Beijupirá (em frente à Feirinha de Artesanato)
  • Atrações: Cocada Cineclube, Atrações Culturais Locais (Capoeira e Maracatu), Mestre Galo Preto (patrimônio Vivo de PE) com participação especial dos Mestres do Coco Pernambucano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *