quinta-feira, novembro 21

Financiamento de veículos bate recorde no primeiro semestre

Taxas competitivas impulsionam financiamento de veículos no Brasil, refletindo otimismo no setor econômico.

Mercado de Veículos: Financiamentos Batem Recorde no Primeiro Semestre
Mercado de Veículos: Financiamentos Batem Recorde no Primeiro Semestre. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No primeiro semestre deste ano, os financiamentos de veículos novos e usados atingiram a marca de 3,4 milhões de unidades, registrando um crescimento significativo de 23,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. Este aumento representa cerca de 650 mil unidades a mais financiadas em comparação a 2023.

Pois a melhoria da renda dos consumidores e o uso desses bens como garantia nos contratos de financiamento foram os principais impulsionadores desse resultado. Em suma, desde 2011 não se observava um desempenho tão robusto no mercado de financiamentos automotivos, evidenciando uma recuperação econômica significativa neste setor.

Segmentação dos Financiamentos

E, segundo os dados da B3, que gerencia o Sistema Nacional de Gravames (SNG), os financiamentos apresentaram crescimento expressivo em diferentes categorias:

  • Financiamentos de veículos leves e comerciais cresceram 21%;
  • Financiamentos de veículos pesados, como caminhões, aumentaram 15,8%;
  • Financiamentos de motos tiveram o maior avanço, com um aumento de 31,5%.

Porque do total de 3,4 milhões de unidades financiadas, 1,2 milhão correspondem a veículos novos. As taxas de juros variaram entre 1,27% e 1,91% ao mês, conforme dados de abril de 2024, refletindo uma política de crédito mais acessível e competitiva no mercado.

Análise da B3

Em entrevista, o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, Gustavo de Oliveira Ferro, destacou que o aumento dos financiamentos reflete a maior oferta de crédito por parte dos bancos e a maior disponibilidade de recursos para financiamentos com garantia real, utilizando os próprios veículos como segurança.

Mas, os resultados do primeiro semestre de 2024 apontam para um cenário positivo no mercado de financiamento de veículos, impulsionado pela recuperação econômica e pela confiança dos consumidores. Então, o desafio agora está em manter esse ritmo de crescimento e sustentar as condições favoráveis de crédito para os próximos meses.

O setor automotivo demonstra sinais claros de recuperação, com recordes de financiamento que não eram vistos há mais de uma década, indicando um potencial de expansão contínua no segundo semestre de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *