quarta-feira, fevereiro 5

Deslizamentos e desabamento preocupam o Grande Recife

Deslizamentos de terra ocorrem no Grande Recife devido às chuvas. Até o momento, não há vítimas. Confira os detalhes e os números de contato da Defesa Civil.

Teto de Padaria desaba com fortes chuvas no bairro de Barra de Jangada em Jaboatão dos Guararapes. Foto - Redes Sociais
Teto de Padaria desaba com fortes chuvas no bairro de Barra de Jangada em Jaboatão dos Guararapes. Foto – Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (5), dois deslizamentos de terra foram registrados em áreas da Região Metropolitana do Recife. Especificamente, os bairros de Mirueira, em Paulista, e Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, foram os mais afetados. Embora os danos materiais sejam visíveis, até o momento, não há informações sobre vítimas. Além disso, no mesmo período, uma padaria no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão, desabou devido ao impacto das chuvas.

Deslizamentos e seus impactos nas cidades afetadas

Os deslizamentos de terra ocorreram após horas de intensa chuva, que atingiu a Região Metropolitana do Recife. Como resultado, imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o cenário de destruição, com ruas interditadas e áreas de difícil acesso. Consequentemente, nos bairros de Mirueira e Jordão, os moradores enfrentam dificuldades de locomoção devido ao bloqueio das vias.

Em Jaboatão dos Guararapes, a situação também é crítica. Além disso, a queda da padaria em Barra de Jangada provocou ainda mais apreensão. O prédio foi completamente destruído, o que gerou grande preocupação entre os moradores da região.

Estado de alerta máximo

Diante desse cenário, a cidade do Recife entrou em estado de alerta máximo às 10h30 desta quarta-feira. Por isso, a recomendação é que a população permaneça em casa, exceto em casos de risco iminente, como inundações, deslizamentos ou desabamentos. Enquanto isso, autoridades municipais e estaduais pedem que os cidadãos evitem sair de casa e acionem os serviços de emergência caso seja necessário.

Como agir em caso de emergência

A Defesa Civil tem disponibilizado canais de comunicação para receber chamados e oferecer suporte à população. Seguem os números de contato para os municípios da Região Metropolitana do Recife:

  • Recife: 0800-081-3400
  • Paulista: (81) 99784-0270 e 3371-7992
  • Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461-3443 e (81) 99195-6655
  • Olinda: (81) 99266-5307 e 0800-081-0060
  • Cabo de Santo Agostinho: 0800-281-8531
  • Camaragibe: (81) 2129-9564, (81) 99945-3015 e 153
  • Igarassu: (81) 99460-9073
  • Itamaracá: (81) 3181-2490 e 199
  • Ipojuca: (81) 99231-8607 (telefone e WhatsApp)

O que dizem as autoridades

A Defesa Civil e os órgãos responsáveis por monitorar as condições meteorológicas alertam que as chuvas devem continuar ao longo do dia. Como consequência, o risco de novos deslizamentos aumenta. Diante disso, a recomendação é que moradores de áreas de risco evitem sair de suas casas sempre que possível.

Enquanto isso, as autoridades municipais estão monitorando a situação de perto e, além disso, já se preparam para uma possível intensificação do mau tempo.

O futuro da região: medidas preventivas

O governo estadual e municipal já estão discutindo possíveis estratégias para reduzir os impactos das chuvas nas próximas semanas. Especialistas alertam para a importância de melhorias nas infraestruturas de drenagem e no reforço de políticas públicas de prevenção de desastres naturais.

Os deslizamentos de terra e o desabamento da padaria em Jaboatão são alertas claros para o risco de desastres que as chuvas podem causar na Região Metropolitana do Recife. A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil e evitar sair de casa enquanto a situação não for estabilizada. Em casos de emergência, os moradores podem acionar as Defesas Civis dos respectivos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile