domingo, fevereiro 25

Curso de encanadoras da Compesa forma 35 mulheres

A cerimônia de formatura da capacitação foi realizada na sede da Compesa.

Curso Encanadoras foi promovido pela Compesa. Foto: Divulgação
Curso Encanadoras foi promovido pela Compesa. Foto: Divulgação

Um novo grupo de 35 mulheres está pronto para atuar profissionalmente em serviços de manutenção e instalações hidráulicas. Elas são residentes do Recife e do município de Jaboatão dos Guararapes e participaram do Curso de Encanadora e Instaladora Predial, promovido pela Compesa e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia de formatura da capacitação foi realizada na terça-feira (7) na sede da Companhia, bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana.

“Muito gratificante acompanhar esse momento, pela força e perseverança demonstradas por cada uma das mulheres que participaram do curso. Gratidão especialmente por vê-las conquistando esse espaço tão importante e incentivando outras a trilharem o mesmo caminho, sedimentado pelas encanadoras que participaram da primeira turma do curso, muitas delas já atuando no mercado de trabalho”, disse o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

A formação gratuita é voltada exclusivamente para mulheres teve duração de quatro meses, com carga horária de 200 horas de aulas teóricas e práticas. No Recife, as aulas foram ministradas no Compaz Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro. Participaram dessa turma 17 alunas moradoras das áreas de morro da Zona Norte da capital. Já no município de Jaboatão, a capacitação para 18 mulheres, residentes nos bairros de Vista Alegre e Santo Aleixo, ocorreu na Unidade Móvel do Senai, acomodada na Rua Alberto Barreto, no centro da cidade.

A encanadora Tainã Lucas, que participou da turma do Recife, destacou a oportunidade. “Aprendi muito no curso e o sentimento é de missão cumprida. Antes eu trabalhava na construção civil, mas agora posso dizer que consigo fazer muito mais, seja montando um sistema de água ou fazendo o reparo de uma bomba. Foi muito gratificante o aprendizado e saber que hoje eu já consigo ajudar a minha comunidade e até multiplicar tudo o que eu aprendi”.

OPORTUNIDADE

Formadas na primeira do Curso de Encanadora e Instaladora Predial, nove mulheres do bairro de Santo Amaro foram selecionadas e já estão trabalhando em empresas do estado. A formação faz parte do Programa ComViver Compesa, que visa fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento com a comunidade, por meio da mobilização social nas obras e serviços.

PARTICIPAÇÕES NO EVENTO

Participaram da cerimônia a diretora Regional Metropolitana e coordenadora do curso, Nyadja Menezes, o diretor de Empreendimentos e Sustentabilidade, Guilherme Freire, e demais diretores da Compesa. Ainda estiveram presentes na solenidade o secretário- executivo de Gestão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, João Neto e, representando o Senai – Unidade de Santo Amaro, o gerente Paulo Djalma e o professor Paulo Cézar, além de representantes do Compaz Eduardo Campos e da CETAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *