segunda-feira, junho 17

Com 25 meses de aumento de roubo de veículos, polícia faz operação contra grupo no Grande Recife

Quase seis mil roubos de veículos foram registrados pela polícia, entre janeiro e maio deste ano, em Pernambuco

Roubo de veículos
Roubos de carros cresceram nos últimos dois anos, principalmente na capital pernambucana.  Foto: Jaílton Jr
Pelo 25º mês consecutivo, Pernambuco registra aumento no número de roubos de veículos. Já são 5.982 ocorrências somente entre janeiro e maio deste ano. O aumento é de 31,5% em relação ao mesmo período de 2022, quando 4.546 motoristas registraram queixas. (Confira mais abaixo lista das cidades com mais roubos). Para tentar barrar o avanço desses crimes, a Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (9), operação contra um grupo especializado em roubo, receptação de veículos e comércio ilegal de arma de fogo.
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços do Recife e do Jaboatão dos Guararapes. Todos os mandados foram expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Paulista. A investigação foi iniciada em fevereiro de 2022. A Polícia Civil não deu detalhes de como o grupo agia e de quantos veículos podem ter sido roubados pelos criminosos.
Aumento dos Roubos Desafia a Polícia
Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o aumento desenfreado das ocorrências de roubos foi observado a partir de abril de 2021. E se agravou em dezembro de 2022, quando o número de queixas mensais ultrapassou a casa dos 1 mil em Pernambuco. Em março de 2023, houve ainda um recorde: 1.335 roubos de veículos registrados pela polícia. Do total de ocorrências registradas neste ano, 29,5% estão concentradas na capital pernambucana.
Além disso, 3.632 veículos foram furtados no Estado nos cinco primeiros meses deste ano. Um aumento de 40,5% em relação ao ano passado, quando foram somados 2.585 casos no mesmo período. Diferentemente do roubo, o crime de furto ocorre quando o bem é subtraído sem que haja violência ou grave ameaça à vítima. Na maioria das vezes, sequer o dono vê o momento em que o pertence é levado pelo assaltante.
Força-Tarefa Contra Roubo de Veículos
Diante do aumento de roubos, a SDS criou, no mês passado, a Força-tarefa Veículos. O objetivo é analisar dados, traçar estratégias de prevenção e repressão a esses crimes.
O grupo conta com representantes das polícias Civil e Militar, além de peritos da Polícia Científica e convidados da Polícia Rodoviária Federal.

jc/ne10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *