segunda-feira, junho 17

Chuvas em Pernambuco: Rios em alerta e seis municípios permanecem em estado de atenção

Inundações são possíveis em São Lourenço da Mata, Nazaré da Mata e outros municípios; Recife mantém estado de atenção

Clemilson Campos

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou nesta sexta-feira (30) que os rios Capibaribe, em São Lourenço da Mata, e Tracunhaém, em Nazaré da Mata, atingiram a cota de alerta, aumentando a possibilidade de inundação.

Diante dessa situação, os municípios de Nazaré da Mata, Itaquitinga, Goiana, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife permanecem em estado de atenção, conforme orientação da Apac.

No caso do Recife, a cidade segue em estado de atenção desde a tarde de quinta-feira (29), conforme comunicado do Centro de Operações do Recife (COP). Essa condição indica a ocorrência de eventos climáticos que já afetaram a rotina urbana, como alagamentos e congestionamentos. A maré estará no ponto mais baixo às 7h17.

Segundo o COP, nas últimas 24 horas, a estação pluviométrica do Porto registrou 72,6 mm de chuva, sendo que 62 mm desses foram concentrados em apenas 6 horas. Nas últimas 96 horas, o acumulado de chuvas ultrapassou 190 mm no Alto do Mandu, o que corresponde a mais de 55% da média histórica de junho, que é de 334,5 mm.

Diante desse cenário, a Prefeitura do Recife abriu 10 abrigos municipais, oferecendo um total de 961 vagas. Esses abrigos estão localizados em áreas como Jardim Monte Verde, Coqueiral e Brejo de Beberibe. A lista completa dos abrigos ativados, incluindo endereços e localização no mapa, está disponível no site da Ação Inverno (https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *