quarta-feira, janeiro 22

Carteira de Trabalho Digital facilita consulta a vagas de emprego

A Carteira de Trabalho Digital, além de substituir o Sine Fácil, centraliza serviços do Ministério do Trabalho.

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine. Foto -Marcelo Camargo
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine. Foto -Marcelo Camargo

Os trabalhadores agora podem consultar vagas de emprego diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O novo recurso, que substitui o extinto Sine Fácil, centraliza serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em uma única plataforma. Essa integração visa facilitar a comunicação entre empregadores e empregados.

Para promover maior acessibilidade, o sistema envia notificações aos usuários sempre que surgirem ofertas de emprego compatíveis com seus perfis, considerando a localização informada.

Como utilizar o aplicativo para encontrar vagas

Antes de explorar as oportunidades, o trabalhador deve atualizar seus dados no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Disponível gratuitamente para Android e iOS, a atualização pode ser feita nas abas “maleta” ou “emprego”, ambas localizadas no menu principal.

Após inserir informações pessoais e objetivos profissionais, basta acessar o item “vagas de emprego”. O sistema verificará automaticamente as opções que correspondam ao perfil informado. Ao encontrar uma vaga de interesse, o candidato pode acompanhar os processos seletivos diretamente pelo aplicativo.

Centralização otimiza serviços do governo federal

De acordo com o MTE, a Carteira de Trabalho Digital já é, sem dúvida, o serviço mais utilizado no país, com 724 milhões de acessos registrados em 2024. Desde seu lançamento, aliás, 81 milhões de trabalhadores baixaram e acessaram a ferramenta, que, por sua vez, requer uma conta no Portal Gov.br.

Por outro lado, a centralização de funções no aplicativo tem como objetivo reduzir a burocracia e, consequentemente, oferecer um ambiente mais prático para os cidadãos. Nesse sentido, além da intermediação de mão de obra, o aplicativo inclui serviços como:

  • Consulta de contratos de trabalho ativos e anteriores;
  • Solicitação de abono salarial e seguro-desemprego;
  • Notificações sobre qualificações profissionais;
  • Acompanhamento de benefícios emergenciais e trabalhistas;
  • Denúncias de irregularidades laborais;
  • Acesso aos extratos do Caged e do FGTS.

Dessa maneira, o aplicativo se consolida como uma ferramenta abrangente e essencial para os trabalhadores.

Portal Emprega Brasil é alternativa prática

Para quem prefere utilizar o computador, o Portal Emprega Brasil oferece os mesmos serviços do aplicativo. No entanto, o acesso também exige login pelo Portal Gov.br. Essa alternativa amplia a abrangência do sistema, garantindo que todos os trabalhadores possam acessar os recursos, independentemente da plataforma escolhida.

Facilidade e eficiência no mercado de trabalho

A integração dos serviços no aplicativo Carteira de Trabalho Digital representa um avanço no acesso às informações trabalhistas. Além de simplificar o processo de busca por empregos, a ferramenta incentiva a atualização de dados, tornando o mercado mais dinâmico e eficiente.

Dessa forma, o aplicativo se consolida como um recurso indispensável para quem busca oportunidades profissionais, oferecendo praticidade e conectividade em um único ambiente digital.

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