domingo, setembro 8

Bolsonaro apresenta extratos bancários ao STF para investigação

Ex-presidente entrega voluntariamente dados bancários de seu período no cargo

Bolsonaro
Foto: Tom Molina/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enviou aos autos do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (24), os extratos bancários do período em que ocupou a presidência do país, conforme confirmou seu advogado e ex-ministro das Comunicações, Fabio Wajngarten, ao UOL.
A decisão de entregar os extratos de forma voluntária ocorre após uma semana da quebra de seu sigilo bancário, autorizada pelo STF como parte da investigação relacionada ao recebimento e venda de joias. A petição apresentada ao ministro do STF pelos advogados de Bolsonaro destaca que essa medida tem o objetivo de evitar a necessidade de mobilizar a máquina pública para acessar os dados bancários necessários.
Na petição assinada por Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser, os advogados solicitam também que o sigilo seja mantido nos autos, além de se colocarem à disposição da Justiça para eventuais esclarecimentos sobre a movimentação bancária. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por sua vez, não entregou seus extratos na presente ocasião.
A quebra dos sigilos bancário e fiscal de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro foi determinada por Alexandre de Moraes em 17 de agosto, tendo como propósito averiguar se o dinheiro proveniente da venda das joias chegou ao ex-presidente. 
Essa ação foi instaurada após uma operação da Polícia Federal, realizada em 11 de agosto, que investigou a suposta ocorrência de desvio e venda no exterior de bens recebidos como presentes oficiais da Presidência da República em missões diplomáticas, como os conjuntos de joias vindos da Arábia Saudita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *