sexta-feira, fevereiro 23

Avaliação negativa do Governo Lula aumenta ligeiramente, segundo pesquisa Datafolha

Margem de erro indica possível empate técnico enquanto a aprovação permanece estável

Lula
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada em 14 de setembro, revela um leve aumento na avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A gestão, anteriormente classificada como “ruim” ou “péssima” por 27% dos entrevistados em junho, agora recebe essa avaliação de 31% do eleitorado, dentro da margem de erro da pesquisa.
A aprovação do governo, no entanto, permaneceu estável e apresentou um aumento de apenas um ponto percentual. Aqueles que consideram a liderança do presidente Lula como “boa” ou “ótima” subiram de 37% para 38%.
O grupo que avalia o governo como “regular” teve uma queda de 33% para 30% desde junho, enquanto os que não souberam ou não responderam representam 2% dos entrevistados.
A pesquisa também analisou o perfil das avaliações e encontrou maior reprovação na região Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), aqueles com renda de 5 a 10 salários mínimos (44%) e os evangélicos (41%). Por outro lado, a aprovação do governo Lula é mais alta entre os moradores do Nordeste (49%), pessoas com menos escolaridade (53%) e aqueles de renda mais baixa (43%).
A variação nos números sugere um cenário político polarizado e complexo, com diferentes segmentos da população avaliando o governo de maneira distinta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *