quarta-feira, fevereiro 5

Apac emite alerta laranja para chuvas fortes em PE

A Apac alerta para pancadas de chuva moderadas a fortes devido a fenômenos climáticos que afetam Pernambuco.

Fenômenos meteorológicos favorecem chuvas significativas em várias regiões de Pernambuco, alerta a Apac.
Fenômenos meteorológicos favorecem chuvas significativas em várias regiões de Pernambuco, alerta a Apac. Foto: Sanchilis Oliveira/Portal Fala News

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na tarde desta terça-feira (4), um alerta de nível laranja para quatro regiões de Pernambuco. Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte e Agreste. aviso indica a possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte entre a noite de hoje e ao longo da quarta-feira (5).

Causas das chuvas intensas

De acordo com a Apac, as chuvas são resultado da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) associado a um pulso da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). VCAN é um sistema meteorológico de circulação de ventos em altitudes elevadas que, quando posicionado de forma favorável, intensifica a formação de nuvens carregadas, aumentando as chances de chuva.

Regiões afetadas

As áreas sob alerta incluem:

Região Metropolitana do Recife

Zona da Mata Sul

Zona da Mata Norte

Agreste

Apac destaca que essas regiões podem enfrentar chuvas significativas, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.

Recomendações à população

Diante do alerta, a Defesa Civil recomenda:

  • Evitar áreas de risco, como encostas e locais propensos a alagamentos. Tentar para sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes ou no solo.
  • Em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Segundo a previsão da Apac, as chuvas devem ocorrer de forma significativa entre a noite de terça-feira (04/02) e ao longo da quarta-feira (05/02), especialmente entre o litoral e o Agreste do estado.

Apac reforça a importância de a população permanecer atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades competentes para garantir a segurança de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile