sexta-feira, maio 24

Ameaças a brasileiros em Portugal mobilizam forças de segurança

 Polícia portuguesa aumenta proteção à Embaixada do Brasil em Lisboa e busca responsáveis por ameaças terroristas e xenofóbicas

E-mail terrorista – Foto: Reprodução

O governo português emitiu uma ordem para reforçar a segurança na Embaixada do Brasil em Lisboa, em resposta a ameaças direcionadas a brasileiros residentes no país. As forças de segurança foram mobilizadas, e os serviços de inteligência estão em ação para identificar os responsáveis por ameaças terroristas, nazistas, xenofóbicas, racistas e homofóbicas.

O alerta foi emitido após a Embaixada do Brasil receber um e-mail contendo informações detalhadas sobre ameaças, inclusive indicando possíveis ataques em áreas públicas contra brasileiros. A mensagem expressava ideias de supremacia racial, declarando que Portugal deveria ser uma terra exclusiva para brancos e fazendo referências a grupos étnicos e minorias, incluindo indianos, nepaleses, marroquinos, muçulmanos, judeus, ciganos, negros, brasileiros e pessoas LGBTQIAP+. O autor do e-mail ameaçou realizar uma série de atentados terroristas caso suas demandas não fossem atendidas pelo governo português.

Em resposta ao embaixador brasileiro, o sub-diretor-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Queirós, afirmou que todas as autoridades competentes foram alertadas sobre o conteúdo da mensagem e que medidas apropriadas estão sendo tomadas.

O aumento da segurança na Embaixada do Brasil em Lisboa visa garantir a proteção dos cidadãos brasileiros e reforçar a cooperação entre as forças de segurança dos dois países diante dessas ameaças preocupantes. O governo português está empenhado em investigar e combater atos de ódio e violência, buscando promover a segurança e a harmonia para todos os residentes e visitantes em seu território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *