As atividades do projeto serão iniciadas ainda neste mês
Foto: Leonardo Oliveira/Fiocruz |
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, na segunda-feira (10), o Observatório do Sistema Único de Saúde (SUS), que servirá como espaço de análise e soluções do problema que envolvem o sistema. O objetivo é melhorar o direito à saúde e à vida.
Para isso, o observatório promoverá parcerias com o poder público, inclusive, para tornar o acesso à informação mais fácil. Rosana Onocko, a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) irá abranger as políticas públicas de saúde.
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) será vinculada ao observatório, que tem como inspirações outros projetos desse tipo para a área de saúde, como o Observatório Covid-19.
O grupo do projeto será composto por figuras da sociedade civil, integrantes do SUS e figuras da sociedade civil, para discutir sobre estratégias de combate aos desafios históricos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta. Tudo isso com base em pesquisas na área.
Ainda nesse mês, começam as atividades do novo observatório. Serão realizados seminários, publicações, oficinas, entre outras ações.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.