sexta-feira, novembro 22

Taxa básica de juros teve a primeira redução de 0,5 pontos porcentuais, primeira queda em três anos

Desde 2020, o Copom não reduzia a Selic, que ficou estagnada em 13,75% por um ano

Selic
Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica do Brasil depois de três ano. Desde 2022, a Selic estava em 13,75% ao ano, com o corte a taxa passa para 13,25%.
Já era esperada uma redução, porém a dúvida sobre a porcentagem. A votação do Copom para diminuir em 0,5 pontos porcentuais a Selic foi acirrada, com 5 votos a favor e 4 contras. Os membros que discordaram queriam um corte de 0,25. A queda da inflação foi principal responsável pela decisão do Copom de cortar os juros.
“O Comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, justificou o Copom em nota.
O BC informou que a expectativa é de nova redução nas próximas reuniões. Entretanto, o comitê disse que o ambiente econômico ” mostra-se incerto, com alguma desinflação sendo observada na margem, mas em um ambiente marcado por núcleos de inflação ainda elevados e resiliência nos mercados de trabalho de diversos países”.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que esperava por uma redução menor, de 0,75 ponto percentual. O Governo Lula tem pressionado o BC desde o início da gestão para o presidente do banco, Campos Neto, diminuir a Selic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *