segunda-feira, maio 20

10º caso de Candida auris é confirmado em Pernambuco

Hospital Getúlio Vargas, onde o paciente foi atendido, terá pausa de novos atendimentos

Foto: Divulgação/SES-PE

Na terça-feira (04), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou um novo caso do superfungo Candida auris no Estado. O paciente é um homem, de 52 anos, que deu entrada no Hospital Getúlio Vargas (HGV) após sofrer um acidente de moto, lesionando a perna. Esse é o 10º caso da doença em Pernambuco, neste ano.
O homem foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde está em isolamento. A SES-PE decidiu fechar, até a próxima segunda-feira (10), a área de emergência da unidade que fez o acompanhamento inicial do paciente, para evitar o contágio
Além disso, a Secretária está monitorando as pessoas que podem ter tido contato com o homem, durante a passagem pelo Getúlio Vargas. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vai promover de testes para o fungo em pacientes do HGV.
“Como medida de controle e mapeamento de possíveis novos diagnósticos, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) coordenará a ação de testagem dos pacientes internados no setor”, informou a SES-PE.
A Candida auris é um superfungo capaz de resistir aos principais medicamentos antifúngicos, seu aparecimento foi notado em várias partes do mundo, deixando em alerta profissionais de saúde por causa dos índices de mortalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *