Dados da NTU revelam que número de viajantes pagantes em ônibus urbanos caiu de 33 para 25 milhões por dia.
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Nos últimos anos, o transporte público por ônibus nas cidades brasileiras enfrentou uma queda significativa, com um em cada quatro passageiros deixando de utilizá-lo. Dados da Associação Nacional de Transporte Urbano (NTU) mostram que, em 2019, os ônibus urbanos transportavam cerca de 33 milhões de viajantes pagantes por dia. No entanto, após três anos e os impactos da pandemia, esse número diminuiu para 25 milhões, uma queda de 24,4%.
A NTU apresentou esses dados durante um evento em Brasília, destacando que, entre 2021 e 2022, houve um aumento de 12,1% na demanda de passageiros, indicando uma lenta retomada do setor. A entidade defende a necessidade de investimento público para melhorar a qualidade do serviço, enfatizando que apenas 163 dos 2.703 municípios brasileiros atendidos por ônibus recebem subsídios. Os demais dependem das tarifas de passagem.
“Tivemos muitas promessas de políticas públicas de incentivo ao transporte público, mudanças nas regras, mas pouca coisa saiu do papel”, criticou Francisco Christovam, presidente da NTU. “Temos observado sinais de recuperação, mas a pandemia provocou uma perda acumulada de quase R$ 40 bilhões para o setor, e ainda enfrentamos as consequências”, falou.
Os dados foram baseados em nove dos maiores sistemas de transporte público por ônibus em cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, entre outras. Esses sistemas representam cerca de 32,5% da frota nacional e 34,1% da demanda total de passageiros.
Além da queda na demanda, outros desafios foram apontados, como um aumento modesto na quilometragem produzida em 2022 em comparação com 2021 e um número de passageiros por veículo ainda 13,8% menor do que em 2019.
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