domingo, fevereiro 25

TJPE Define Nova Mesa Diretora para o Biênio 2024-2026

Na próxima segunda-feira (6), o Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco vai escolher a Mesa Diretora para o biênio 2024-2026, quando o atual corregedor-geral, desembargador Ricardo Paes Barreto, será eleito presidente.

Ricardo Paes Barreto tomará posse no TJPE. Foto: Divulgação
Ricardo Paes Barreto tomará posse na mesa diretora do TJPE. Foto: Divulgação

No dia 6 de novembro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizará uma sessão extraordinária para definir a Mesa Diretora que comandará a instituição no biênio 2024-2026. A eleição trará mudanças significativas, com o desembargador Ricardo Paes Barreto assumindo a presidência, substituindo o atual presidente, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.

A sessão acontecerá na Sala Desembargador Antônio de Brito Alves, localizada no 1º andar do Palácio da Justiça, na cidade do Recife, com início às 14h. Além do futuro presidente, a nova Mesa Diretora será composta pelo primeiro vice-presidente, desembargador Fausto Campos; o segundo vice-presidente, desembargador Eduardo Sertório; e pelo novo corregedor-geral do TJPE, desembargador Francisco Bandeira de Mello.

Durante a sessão, também serão definidos quatro membros vogais e quatro suplentes do Conselho da Magistratura, escolhidos entre os desembargadores que não integram o Órgão Especial. Essas decisões terão um impacto significativo na condução do TJPE nos próximos dois anos.

No período da manhã, antes da eleição da Mesa Diretora, serão apreciados os editais de convocação de juízes de 3ª entrância, que substituirão desembargadores no exercício em 2024. Além disso, serão analisados editais de remoção e promoção de juízes das terceira, segunda e primeira entrâncias. Essas nomeações influenciarão diretamente o funcionamento da justiça em Pernambuco.

O futuro presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, tem uma extensa trajetória no mundo jurídico. Ele iniciou sua carreira como juiz substituto em janeiro de 1989. Antes de chegar ao Tribunal, desempenhou o papel de juiz na 3ª Vara Cível da Comarca do Recife, por mais de 12 anos. Além disso, atuou em diversas comarcas do estado, incluindo Sirinhaém, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Catende, Pesqueira, Arcoverde, Venturosa, Pedra e Poção.

Ricardo Paes Barreto possui uma sólida formação acadêmica, sendo bacharel, mestre e doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE). Sua experiência e conhecimento serão fundamentais para liderar o TJPE nos próximos anos, quando a instituição enfrentará desafios e tomará decisões importantes para a justiça no estado.

A eleição da Mesa Diretora do TJPE é um momento crucial para a administração do Poder Judiciário em Pernambuco. A escolha dos líderes que irão conduzir o tribunal nos próximos dois anos impactará diretamente a atuação da justiça no estado, e a expectativa é que os eleitos desempenhem suas funções com eficiência e imparcialidade, assegurando a busca por uma justiça mais ágil e acessível a todos os pernambucanos. A população acompanhará atentamente as decisões do Pleno do TJPE na próxima segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *