terça-feira, maio 28

Saúde mental é uma urgência no século da ansiedade e da depressão

Lidar com a ansiedade não é fácil, mas com o tempo e o esforço, é possível encontrar soluções.

depressão
Foto: Getty images
A saúde mental é tão importante quanto a saúde física para a nossa vida diária. Se não cuidarmos desta parte tão importante, corremos o risco de desenvolver problemas como ansiedade, depressão, estresse e tantos outros.
A saúde mental engloba nossas emoções, pensamentos, comportamentos e relacionamentos. É importante cuidar para que nossa mente se mantenha saudável. Isso nos ajudará a lidar com as pressões sociais, o estresse cotidiano e as situações difíceis que enfrentamos ao decorrer da vida.
Existem algumas coisas que você pode fazer para manter sua saúde mental em dia. Por exemplo, é importante tomar um tempo para si mesmo e fazer o que você gosta. Isso pode ser ler um livro, fazer exercícios físicos, praticar meditação ou qualquer coisa que lhe dê paz. Além disso, é importante manter contato com os amigos e familiares que te fazem bem, pois isso pode ajudar a melhorar a sua saúde mental.
Outra maneira de cuidar de seu equilíbrio emocional é praticar atividades de relaxamento, como ioga, tai chi e respiração profunda. Isso ajudará você a relaxar e a descansar, além de reduzir a produção de cortisol em seu organismo.
Se você estiver enfrentando problemas de saúde mental, procure ajuda médica, psicológica, ou psicanalítica com um profissional especializado. Existem muitos recursos disponíveis a pessoas que precisam deste tipo de serviço.
Ansiedade e Depressão
A ansiedade é algo que muitas pessoas experimentam, e pode sentir-se de diferentes maneiras. Pode manifestar-se como uma sensação de medo e preocupação, ou como pensamentos que não conseguimos parar. Às vezes pode sentir-se como um bloqueio emocional ou físico. Embora a ansiedade possa ser difícil de lidar, é importante lembrar que é normal e que há formas de trabalhar com ela.
A primeira coisa a fazer é reconhecer o que está sentindo e dar-lhe espaço para existir. Em vez de tentar bloquear ou ignorar os sentimentos, permita que eles entrem e observe o que está a acontecer. É possível que isso ajude a entender melhor o que está provocando a ansiedade, para assim encontrar formas de lidar com ela.
Além disso, é importante encontrar formas de lidar com os sentimentos de ansiedade de forma saudável. Por exemplo, falar com um amigo sobre os seus sentimentos, praticar a escrita criativa ou encontrar um terapeuta para ajudá-lo a lidar com os seus sentimentos.
Lidar com a ansiedade não é fácil, mas com o tempo e o esforço, é possível encontrar formas de trabalha-la.
Já a depressão é uma sensação de profunda tristeza, desesperança e desamparo. É um estado emocional que pode ser acompanhado por sintomas físicos, como fadiga, perda de apetite e insônia. A depressão pode ser causada por vários fatores, como vida estressante, perda de um ente querido ou experiência traumática. É importante lembrar que a depressão é um problema de saúde comum, e há tratamentos disponíveis para ajudar as pessoas a se sentirem melhor. Se você ou alguém que você conhece está passando por uma fase depressiva, procure ajuda profissional.

10 dicas para se manter saudável mentalmente:

1 – Pratique meditação ou exercícios de respiração para alcançar relaxamento.
2 – Faça atividades que lhe deem prazer.
3 – Alimente-se bem e regularmente.
4 – Faça exercícios físicos regulares.
5 – Estabeleça metas realistas para si mesmo.
6 – Desenvolva um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor.
7 – Pratique a gratidão.
8 – Dê tempo a si mesmo para descansar e recarregar suas baterias.
9 – Evite o uso excessivo de álcool, drogas ou outras substâncias.
10 – Procure ajuda profissional se sentir que precisa.

Como identificar se alguma pessoa do meu convívio está com depressão?

Identificar uma pessoa com depressão pode ser desafiador. É possível que a pessoa que esteja passando por esse tipo de situação oculte seus sintomas, especialmente se ela tem vergonha ou medo de compartilhá-los. No entanto, há alguns sinais que você pode procurar para determinar se alguém sofre de depressão.
Um dos sintomas mais comuns da depressão é o sentimento de tristeza ou desesperança. Se alguém parece estar sempre triste, não se interessa pelo que costumava fazer ou não mostra alegria ao se envolver em atividades, isso pode ser um sinal de depressão.
Além disso, uma pessoa com depressão pode ter dificuldade em dormir ou pode dormir demais. Ela também pode ter dificuldade em se concentrar ou pode mostrar falta de energia ou cansaço. Outros sintomas comuns da depressão incluem mudanças no apetite, baixa autoestima, perda de interesse em assuntos cotidianos e sentimentos de culpa.
Se você suspeitar que uma pessoa está sofrendo de depressão, a melhor coisa a fazer é apoiá-la e incentivá-la a procurar ajuda profissional. Fale com ela gentilmente sobre seus sentimentos e ofereça ombro amigo, mas não tente diagnosticá-la ou dar conselhos. Uma vez que ela recebe o tratamento adequado, ela pode encontrar alívio dos sintomas da depressão, até chegar a resolução das causas que ocasionam tais problemas.
Escrito por:
Sanchilis Oliveira, é Psicanalista formado pela ABEPE, também é jornalista formado pela UNIFG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *