segunda-feira, julho 22

Programa “Escolas Conectadas” levará internet de qualidade para instituições de ensino em Pernambuco

 Mais de 2 mil escolas do estado vão ser atendidas pelo programa

Educação
Foto: Reprodução
O Governo Federal anunciou uma parceria estratégica entre os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom) para implementar o programa “Escolas Conectadas”. A iniciativa tem como objetivo garantir conectividade de qualidade em todas as instituições públicas de educação básica do país até 2026. O investimento totalizará R$ 8,8 bilhões e possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em mais de 138 mil escolas em todo o Brasil.
Em Pernambuco, o programa tem como meta assegurar o acesso à internet de qualidade em 2.122 instituições de ensino, abrangendo 36% das 5.937 escolas públicas de educação básica do estado. Atualmente, 3.815 escolas em Pernambuco já contam com banda larga fixa de fibra óptica. A expansão do programa incluirá a implementação de conexão Wi-Fi em 3.110 instituições de ensino que ainda não possuem esse recurso.
Além de levar a internet às escolas, o programa visa garantir que essa conexão seja de alta qualidade e monitorada. A meta é fornecer conexões por fibra óptica ou via satélite com velocidades de pelo menos 1 Mbps por aluno. Em Pernambuco, onde há cerca de 1,6 milhão de matrículas na educação básica, as informações do Governo Federal indicam que apenas 358 escolas têm conexões com velocidade monitorada e adequada. Outras 1.755 têm velocidade monitorada, mas insuficiente, e 3.824 não possuem nenhum tipo de monitoramento em relação à velocidade da conexão.
Para as seis escolas pernambucanas que não têm acesso à energia elétrica ou dependem de geradores fósseis, o programa “Escolas Conectadas” implementará soluções para viabilizar a conexão à rede pública de energia ou a instalação de geradores fotovoltaicos, garantindo que todas as escolas, independentemente de sua localização, possam usufruir dos benefícios da conectividade de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *