Em Recife, o fenômeno ficará visível às 17h23
![]() |
Foto: Reprodução/JM Online |
Nesta terça-feira (1), vai acontecer a primeira “Superlua” do ano, conhecida como “Superlua de esturjão”, por causa dos peixes encontrados nos Lagos da América do Norte nesta época, que será visível na maior parte do país. Em Recife, o fenômeno poderá ser observado às 17h23, sem a necessidade de qualquer aparelho especial.
Para quem for assistir a saída da lua na praia, vai perceber o satélite natural como se estivesse maior e mais brilhante. Essa perspectiva é causada pelo perigeu, quando a posição da lua fica mais próxima da Terra, deixando a aparência do astro 14% maior e 30% mais brilhante do que no momento do apogeu, ou seja, a microlua.
Recife está entre as cidades com condição de observação ligeiramente desfavorável, junto com Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, São Paulo, Manaus, Belém, São Luís e Fortaleza. Ainda assim, as chances de perceber o fenômeno são boas, por isso o Observatório da Sé, em Olinda, vai contar com uma equipe de monitores para receber os visitantes.
A próxima Superlua vai acontecer no dia 31 de agosto, com o nome de “Superlua Azul”, e será visível na maior parte do País. Já em 14 de outubro vai ocorrer o eclipse solar anular, também será possível ver em diferentes estados, mas o fenômeno dos dias 28 e 29 de outubro, o eclipse lunar parcial, terá uma visualização menos abrangente.

O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.