Dados revelam que 1.722 ocorrências de homicídios, latrocínios e lesões corporais com mortes no estado
Foto: Sidney Lucena/ JC Imagem |
No primeiro trimestre de 2023, Pernambuco se posicionou como o terceiro estado brasileiro com o maior número absoluto de crimes violentos, totalizando 1.722 casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais que resultaram em mortes. De acordo com o levantamento do Monitor da Violência, realizado pelo g1, a partir de informações da Secretaria de Defesa Social (SDS), apenas a Bahia e o Rio de Janeiro superaram esse índice, com 2.515 e 1.790 ocorrências, respectivamente.
Os números do estado pernambucano no período de janeiro a junho deste ano superam até mesmo registros de locais densamente povoados, como São Paulo, com 1.509 casos, e Minas Gerais, com 1.272 casos.
Considerando a taxa de crimes por 100 mil habitantes, Pernambuco se classifica como o mais violento do Nordeste e o segundo mais violento do país, apresentando 17,8 crimes violentos a cada 100 mil residentes. A média nacional para o mesmo período foi de 9,2, e o Amapá é o único estado com índice maior, registrando 19,9 crimes por 100 mil pessoas.
Apesar do cenário alarmante, Pernambuco apresentou uma redução de 4,8% nos crimes violentos em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Essa diminuição superou a média nacional de 3%. Conforme a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicada no fim de julho, cinco das 50 cidades mais violentas do Brasil estão localizadas em Pernambuco.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.