domingo, setembro 8

Metroviários: greve é suspensa temporariamente

Linhas voltam a operar normalmente até quarta (09) 

Metrô do Recife
Foto: Reprodução/TV Globo

Após uma segunda audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foi acordada a suspensão da greve dos trabalhadores do Metrô do Recife por 48 horas, a partir de 07 de agosto. A greve já durava cinco dias e buscava reivindicar reajustes salariais, a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização e outras demandas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região intermediou o acordo, que definiu a suspensão até pelo menos às 14h dessa quarta-feira (9), quando outra rodada de negociações está programada. Os metroviários concordaram com a suspensão e deveriam retomar a operação às 22h da segunda-feira, após uma assembleia. A operação voltou ao normal à meia-noite.

A CBTU e o sindicato já haviam concordado em um acordo para operar o metrô com 100% da capacidade nos horários de pico. Nos demais períodos, as estações estavam fechadas. Caso a greve não fosse cumprida conforme determinado pelo TRT-6, multas diárias seriam aplicadas.

O Grande Recife Consórcio de Transporte planejou um esquema de ônibus para minimizar os impactos da greve, mantendo três linhas extras durante os horários fora do pico.

A greve foi motivada pela reivindicação de reajustes salariais, garantia de estabilidade no emprego, realocação dos funcionários em caso de privatização do metrô e reestruturação do Metrô do Recife. Com a greve suspensa temporariamente, espera-se que as negociações entre as partes possam continuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *