terça-feira, maio 21

Maria Arraes participa de cerimônia de posse de Dilma Rousseff no Banco dos Brics

Deputada federal acompanha presidente Lula em visita oficial à China, com o objetivo de identificar oportunidades para trazer recursos e desenvolvimento ao Nordeste e a Pernambuco

Foto: Divulgação

XANGAI – Acompanhando a comitiva do presidente Lula em missão oficial à China, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) participou nesta quinta-feira da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics (NDB, da sigla em inglês), em Xangai. “Ver uma mulher como presidenta Dilma à frente de uma entidade dessa relevância nos enche de orgulho. Sua sensibilidade para projetos de impacto social certamente será um diferencial da sua gestão”, pontua a parlamentar, que também é vice-líder do governo na Câmara. 

Fundado em 2014, o Banco dos Brics tem como meta promover o crescimento global através do investimento em infraestrutura, saneamento, energia limpa e tecnologia nos países integrantes do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China, África de Sul) e em outras nações que aderiram à instituição.

Maria Arraes destaca a importância do NDB não só para o País, quanto para o Nordeste e Pernambuco. “A expansão da rede de água e esgoto da Compesa é uma das iniciativas já aprovadas para o Estado, que até o fim deste ano deve receber aporte de US$ 210 milhões. Vamos trabalhar na articulação de novas iniciativas, para trazer recursos e desenvolvimento à nossa região e melhorias para o nosso povo.”

Ainda nesta quinta-feira, a comitiva esteve no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei Technologies, multinacional chinesa de telecomunicações que atua no Brasil há mais de 15 anos, inclusive com presença no Recife. 

A visita oficial à República Popular da China tem o objetivo de estreitar laços com o principal parceiro comercial do Brasil. A balança comercial entre os dois países somou US$ 607,7 bilhões em 2022, entre exportações e importações. 

A agenda segue em Pequim, onde o presidente Lula se encontrará com o presidente chinês Xi Jinping para celebrar cerca de 20 acordos de cooperação técnica e econômica em áreas como ciência, tecnologia e inovação. A missão se encerra no sábado (15), com a chegada ao Brasil prevista para a manhã do domingo (16).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *