quinta-feira, novembro 21

Lula se reúne com premiado primeiro-ministro etíope

Encontro bilateral de Lula visa cooperação e comércio, mas críticas a Abiy Ahmed por conflitos recentes geram controvérsia.

O presidente Lula na chegada a Adis Abeba, na Etiópia - Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Lula na chegada a Adis Abeba, na Etiópia – Ricardo Stuckert/Presidência da República

ADIS ABEBA, 16 de fevereiro (Agência Nacional) – Na manhã desta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), encontrou-se com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, vencedor do Nobel da Paz em 2019. O encontro ocorreu em meio a críticas ao líder etíope por sua atuação em conflitos internos, marcando uma etapa das agendas bilaterais na União Africana.

Lula foi recebido com pompa em uma cerimônia oficial no palácio do governo, sede das discussões bilaterais. O encontro, que aconteceu às margens da cúpula da União Africana prevista para o dia seguinte, teve como foco temas como cooperação para o desenvolvimento e promoção do comércio. O presidente brasileiro, buscando apoio para a reforma de organizações internacionais, já havia discutido essas questões com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi em sua passagem pelo Cairo.

Diferentemente do encontro anterior, desta vez a imprensa não teve acesso aos eventos dentro do palácio, e não houve declaração conjunta aos jornalistas. Segundo a presidência da República, os líderes abordaram a agenda bilateral, mas detalhes específicos permanecem sob sigilo.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Abiy Ahmed, laureado com o Nobel da Paz em 2019 por seus esforços na reconciliação entre Etiópia e Eritreia, agora enfrenta controvérsias. Seu papel pacificador é questionado devido aos recentes conflitos em que suas tropas estão envolvidas. As forças federais etíopes estão conduzindo ataques com drones contra os rebeldes da milícia Fano, no estado de Amhara, levantando a preocupação de organizações de direitos humanos sobre possíveis atos genocidas.

Antes do encontro oficial, Lula prestou homenagem no memorial da Batalha de Ádua, um marco na luta colonial etíope contra a Itália. Colocou flores em respeito às vítimas e visitou o museu do memorial.

📲Siga nosso perfil no Instagram

No sábado (17), o presidente participará da cúpula anual da União Africana, em Adis Abeba. Além de discursar, está previsto que Lula mantenha reuniões bilaterais com outros chefes de Estado. O foco desses encontros será a discussão de temas como cooperação, comércio e desenvolvimento, reforçando seu compromisso em angariar apoio internacional para a reforma do sistema internacional de governança.

A presença de Lula na União Africana destaca a busca do Brasil por parcerias e a consolidação de laços, ao mesmo tempo em que levanta questões sobre a diplomacia em meio a líderes controversos. O equilíbrio entre a promoção do desenvolvimento e a defesa dos direitos humanos permanece como um desafio a ser enfrentado pelos representantes brasileiros em sua incursão africana. 🌍✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile