sexta-feira, abril 19

Inteligência Artificial da PRF conta fiéis em peregrinação

PRF promete revolucionar a peregrinação de fiéis até o Santuário Nacional de Aparecida com uma tecnologia inovadora.

IA da PRF contará fieis em peregrinação na Dutra
IA da PRF contará fieis em peregrinação na Dutra. Foto: Carlos Santos/ G1

A câmera inteligente foi instalada no pedágio de Moreira César, em Pindamonhangaba. E monitorará os pedestres nos dois sentidos da via durante todo o mês de outubro. Até então, a contagem de fiéis era uma tarefa desafiadora, realizada por meio de estimativas e observação dos policiais em campo. Com a IA, a PRF terá um controle preciso do número de pessoas que realizam a peregrinação.

A expectativa é que o número de peregrinos supere os 29 mil registrados no ano passado pela concessionária CCR Rio/SP, responsável pela administração da rodovia.

Além da contagem inédita, a PRF está intensificando sua presença ao longo da Dutra para garantir a segurança dos romeiros. Três bases móveis estarão disponíveis, e policiais de outros estados se juntarão às rondas e atendimentos das demandas dos fiéis.

Para promover a educação no trânsito. Uma carreta adaptada com um cinema educativo estará no estacionamento do Santuário das 8h às 18h. Entre os dias 5 e 15 de outubro, aberta ao público e com capacidade para 48 pessoas em cada sessão.

A CCR RioSP também está comprometida com a segurança dos romeiros e trabalhará em conjunto com a PRF. Eles fornecerão orientações, sinalização na via e distribuirão coletes refletivos para pedestres e ciclistas.

Em relação à segurança, a PRF recomenda que os fiéis tenham atenção redobrada ao atravessar ruas. Usem roupas claras e coletes refletivos, andem em fila indiana em grupos. Evitem distrações com celulares ou outros dispositivos, não caminhem durante a noite, planejem paradas estratégicas, usem proteção solar, mantenham-se hidratados, permaneçam atentos e evitem andar no leito da via. Em caso de emergência, o número 191 está disponível.

A iniciativa da PRF de utilizar a inteligência artificial na contagem de fiéis e o reforço na segurança dos peregrinos. Prometem tornar a peregrinação à Aparecida mais segura e organizada do que nunca. A tecnologia e a ação conjunta das autoridades reforçam o compromisso com a segurança e o bem-estar dos fiéis que seguem essa rota de devoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *