sábado, setembro 7

Governadora Raquel Lyra acompanha obras da Adutora Serro Azul na Mata Sul

Investimento de R$ 20 milhões garantirá abastecimento de água tratada para cerca de 1 milhão de pessoas na região.

Governadora Raquel Lyra realizou uma visita à Barragem Serro Azul
Foto: Hesiodo Góes/Secom
Neste sábado, dia 16, a governadora Raquel Lyra realizou uma visita à Barragem Serro Azul e às obras da adutora que leva o mesmo nome, localizadas na cidade de Palmares, na Mata Sul do Estado. A governadora foi acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause em uma inspeção que demonstrou o compromisso do governo com o abastecimento de água na região do Agreste pernambucano.
A Adutora Serro Azul, cujo trecho em Palmares estava em destaque na visita, representa uma importante obra de infraestrutura hídrica, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 20 milhões para a conclusão de aproximadamente 3 quilômetros do equipamento. Essa etapa do projeto está prevista para iniciar sua fase de testes em dezembro deste ano, e seu impacto será significativo, beneficiando aproximadamente 1 milhão de pessoas no Agreste com água tratada nas torneiras.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância desse empreendimento para a região: “Essa barragem que está jorrando água aqui é de contenção e proteção de toda a Zona da Mata Sul. É também essa mesma água que vai abastecer o Agreste pernambucano com a finalização da Adutora Serro Azul. A gente já vai poder começar os testes em dezembro deste ano, para garantir sustentação hídrica, água na torneira na casa do povo.”
A Adutora Serro Azul tem início próximo ao maciço da Barragem Serro Azul, concluída em 2017 e também visitada durante a agenda da governadora. Ela segue em direção ao Agreste Central, margeando as rodovias estaduais, e se estende até Bezerros, onde será interligada à Adutora do Agreste. Quando totalmente operacional, o sistema terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste.
O projeto conta com quatro estações elevatórias, 58 km de adutoras e um reservatório de 4.500 m³ em sua primeira etapa de operação. Nesta fase inicial, as cidades de Caruaru, Bezerros e Gravatá serão beneficiadas, com a possibilidade de interligação, por meio de tubulações já existentes, às cidades de Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
O secretário de recursos hídricos e saneamento do Estado, Almir Cirilo, enfatizou a importância desse projeto para a região: “O projeto está em fase bastante avançada de obras, de modo que, muito em breve, estaremos levando água, aqui da Mata Sul, para abastecer a população do Agreste, onde a escassez hídrica castiga mais do que em qualquer outra região do país. A Barragem Serro Azul, que já cumpre seu propósito de evitar inundações, passa a ter também outra importante função, que é a do abastecimento. É levar a água, de onde ela existe em excesso e causaria transtornos, para onde ela falta.”
A visita contou com a presença dos secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), do deputado estadual France Hacker, do deputado federal Lula da Fonte, além dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Dona Graça (Catende) e Dona Fátima (Cortês). A presença das autoridades demonstra a relevância e o comprometimento do governo com a melhoria da infraestrutura hídrica e o fornecimento de água de qualidade para a população pernambucana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *