quinta-feira, novembro 21

Franquias de saúde podem ser um caminho rentável

Pesquisa aponta alta de estudantes no curso de odontologia no país entre 2013 e 2022. Refletido no mercado de franquias de saúde.

Franquias de saúde podem ser um caminho rentável para nova geração de empreendedores
Franquias de saúde podem ser um caminho rentável para nova geração de empreendedores

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Brasil é um dos países com maior número de dentistas no mundo. De acordo com dados do Censo de Educação Superior, realizado pelo INEP em 2022, cerca de cinquenta mil vestibulandos se matricularam em odontologia no país entre 2013 e 2022.

Essa perspectiva, junto a um movimento de investimento em modelos de negócios que já existem, abre portas para que novos empreendedores explorem o mercado de franquias, que se mostra cada vez mais seguro e rentável.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Considerada um serviço essencial, a odontologia tem uma tendência promissora para os próximos anos como uma das áreas mais rentáveis no modelo de franchising. Segundo dados levantados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o setor movimenta, anualmente, mais de R$38 bilhões. Além disso, para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado registrou um faturamento de R$ 12,4 bilhões no terceiro trimestre de 2022. Isso equivale a um aumento de 27,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foi de R$9,7 bilhões.

O empresário Thomas Irigaray é um exemplo disso. Formado em odontologia, montou sua própria rede de franquias, a White Clinic, e atingiu cerca de R$100 mil no primeiro mês de mercado. Hoje, com 31 anos, atingiu um rendimento de R$15 milhões nos últimos quatro anos. Na época, o jovem tinha R$40 mil e investiu para a primeira unidade da White Clinic, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com apenas um mês de operação, o empresário atingiu um faturamento acima de R$100 mil.

Ao longo desses últimos quatro anos, Irigaray investiu em gestão, marketing e formação de pessoas. Atualmente, com uma média de 800 mil por mês em três unidades, o empresário optou pela expansão de franquias, uma vez que o modelo se mostrou consolidado. A meta da marca para este ano é somar 50 unidades vendidas com o faturamento da rede em R$20 milhões.

📲Siga nosso perfil no Instagram

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com maior número de profissionais da área da odontologia no mundo. Já uma pesquisa realizada pela US News & World Report mostra que a profissão de cirurgião-dentista é a melhor no quesito de potencial de crescimento, vida profissional e salário.

Neste caso, o modelo de franquias é interessante pela quantidade de profissionais atuando no país, já que, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia, o Brasil conta com mais de 390 mil cirurgiões-dentistas em atividade, o que mostra a efetividade do modelo que está em ascensão em empregar pessoas e consolidar empresas.

Thomas Irigaray, CEO da White Clinic

Thomas Irigaray, CEO da White Clinic

Serviço: White Clinic Odontologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *