Após vitória emocionante sobre Billy Stairmand, Filipe Toledo se classifica para as oitavas de final do surfe olímpico.
Na noite de domingo (28), Filipe Toledo foi o último brasileiro a assegurar uma vaga nas oitavas de final do torneio olímpico de surfe, realizado na famosa praia de Teahupo’o, no Taiti. Em uma disputa acirrada contra o neozelandês Billy Stairmand, Toledo venceu a bateria de repescagem com uma pontuação de 17.00 a 14.00. O destaque da performance foi uma onda que lhe rendeu 9.67 pontos, a melhor nota da bateria.
Confrontos das oitavas começam nesta segunda-feira
As oitavas de final do surfe olímpico estão programadas para iniciar na tarde desta segunda-feira (29), horário de Brasília. Filipe Toledo enfrentará o japonês Reo Inaba na segunda bateria desta fase. A expectativa é alta para o desempenho do brasileiro, que mostrou grande forma na repescagem.
Em outro confronto aguardado, o tricampeão mundial Gabriel Medina disputará contra o japonês Kanoa Igarashi na quinta bateria. Além disso, Medina e Igarashi têm um histórico de confrontos intensos, incluindo a semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, onde o japonês saiu vitorioso e, posteriormente, conquistou a medalha de prata.
João Chianca e Medina podem se enfrentar nas quartas
A sexta bateria das oitavas de final em Teahupo’o trará o duelo entre o brasileiro João Chianca, conhecido como Chumbinho, e o marroquino Ramzi Boukhiam. Além disso, caso Medina e Chumbinho avancem, eles se enfrentarão nas quartas de final, garantindo, assim, um emocionante confronto brasileiro.
Torneio feminino promete disputas intensas
No torneio feminino, as oitavas de final estão previstas para o início da noite de segunda-feira, também no horário de Brasília. A brasileira Tatiana Weston-Webb enfrentará a norte-americana Caitlin Simmers na sexta bateria. Simmers, atualmente líder do campeonato mundial de surfe, portanto, promete ser uma adversária desafiadora para Weston-Webb.
Na sétima bateria, haverá um confronto direto entre duas brasileiras: Tainá Hinckel e Luana Silva. Apenas uma delas avançará para as quartas de final, prometendo uma disputa acirrada e emocionante.
Expectativa para o encerramento das competições
De acordo com a programação oficial do surfe olímpico, as competições devem ser concluídas na terça-feira (30), com a realização das quartas de final, semifinais e finais. No entanto, a organização do evento, por sua vez, prevê a possibilidade de extensão até o dia 5 de agosto, caso as condições do mar ou do tempo não sejam favoráveis.
Além disso, os brasileiros têm se destacado no surfe olímpico, mostrando talento e determinação. Portanto, a torcida nacional está otimista e ansiosa pelos próximos confrontos, na esperança de ver seus atletas brilharem e conquistarem medalhas para o Brasil.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.