quarta-feira, julho 24

Dores alertam para o surgimento de doenças reumáticas

Fique atento aos sinais do seu corpo

Foto:Internet

Dores intensas nas costas, rigidez nas articulações ao acordar e o aparecimento de feridas na pele ou inflamações nos olhos podem indicar o desenvolvimento de doenças reumáticas. As espondiloartropatias são anomalias inflamatórias crônicas que afetam as articulações e outros órgãos, como a pele e os olhos.

Segundo a reumatologista Helena Carneiro Leão, é importante procurar um especialista assim que surgir qualquer desconforto. Ela alerta que cada doença reumática tem características e critérios diferentes, por isso é essencial evitar a automedicação e buscar um diagnóstico correto.

Para identificar essas condições, são realizados exames reumatológicos laboratoriais, exames físicos e procedimentos de imagem, como ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.

Entre as doenças relacionadas às espondiloartropatias, estão artrites, inflamações nos tendões, artrite psoriásica (associada à psoríase), artrite reativa e artrite relacionada a doenças inflamatórias intestinais.

Para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, os medicamentos biológicos têm desempenhado um papel importante no tratamento e controle das doenças reumáticas e outras condições inflamatórias crônicas.

A especialista ressalta a importância do acompanhamento médico, o uso de medicamentos eficazes, sessões de fisioterapia e a prática de atividades físicas para beneficiar a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *