segunda-feira, junho 17

Compaz será nacionalizado pelo Governo Federal

Anúncio foi realizado nesta quarta-feira(07), durante o evento de relançamento da Farmácia Popular.

compaz nacional
Prefeito do Recife, João Campos anuncia nacionalização do Compaz
Foto:Divulgação


Nesta quarta-feira (07), o Prefeito do Recife, João Campos, recebeu o presidente Lula no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, para o relançamento do programa Farmácia Popular, pelo Governo Federal. Durante o evento, o prefeito anunciou que o equipamento da prefeitura será nacionalizado, projeto que já havia sido apresentado ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, com o intuito de firmar uma parceria entre o Ministério e a Guarda Municipal do Recife.
 “O Compaz é um exemplo de política pública que mostra que é possível transformar vidas e construir sonhos através das boas escolhas de um gestor ou gestora que está à frente das decisões. Esse equipamento foi premiado pela ONU como o espaço que apresenta a maior capacidade de redução das desigualdades sociais. E hoje temos a grande alegria de estar conversando com o Ministro Flávio Dino, que pretende junto com o presidente Lula, construir equipamentos desta magnitude no Brasil inteiro”, declarou o prefeito João Campos.
 Hoje, o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque).
 
Existe também uma unidade em construção, no Ibura, e mais três a serem iniciadas. Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, treino funcional, aulas de ballet, bordado, informática, idiomas, entre outros. Também são oferecidos serviços como CRAS, mediação de conflitos, Junta Militar, atendimento psicológico, agência de emprego e espaço de empreendedorismo, além de uma biblioteca pública em cada Compaz.
Em 2022, a rede Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU) que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Os equipamentos municipais foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população. Esse reconhecimento ocorreu pela redução das taxas de criminalidade nas áreas próximas aos centros, que correspondem a 30,3% da população do Recife. Em 2019, o equipamento também recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis e o Oxfam Brasil, sendo reconhecido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do país.
 cbnrecife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *