Clarissa, Mano, Elias e Daniel serão os grandes protagonistas da disputa municipal de 2024 em Jaboatão dos Guararapes, que tem tudo para ser uma das eleições mais disputadas dos últimos 20 anos.
Os pré-candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, Clarissa Tércio (PP) e o atual prefeito Mano Medeiros (PL), são frutos da mesma fonte política: o bolsonarismo. Clarissa ingressou na política em 2018, sendo eleita deputada estadual por Pernambuco pelo PSC, uma das apostas da família Ferreira naquela eleição, com o reforço do deputado André Ferreira, então presidente estadual do partido.
Mano Medeiros, eleito vice-prefeito nas eleições de 2020 na chapa com Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, herdou a vaga de seu padrinho político após a renúncia deste para disputar o governo do estado em 2022, terminando em terceira colocação.
Ambos foram ferrenhos apoiadores do governo de Jair Bolsonaro e apoiaram o projeto do líder de extrema-direita nas eleições de 2018, quando o ex-presidente foi eleito, e no projeto derrotado de reeleição em 2022. Tanto Clarissa quanto Mano orbitam o mesmo eleitorado, sendo o voto dos evangélicos um dos principais alvos dos pré-candidatos.
📲Siga nosso perfil no Instagram
Nas eleições municipais deste ano, Jaboatão deverá contar com quatro nomes de peso e densidade eleitoral, incluindo o atual prefeito Mano Medeiros, que buscará a reeleição pelo PL, o ex-prefeito Elias Gomes, que ingressou no Partido dos Trabalhadores e conta com o apoio dos principais partidos de esquerda e do presidente Lula, a deputada federal de extrema-direita e bolsonarista Clarissa Tércio pelo PP, e o ex-vereador Daniel Alves do Avante, que nas eleições de 2020 ficou em segundo lugar na disputa com 81 mil votos.
📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp
Num provável segundo turno, que tem grandes chances de acontecer, Mano e Clarissa, por estarem no mesmo campo político e pelo histórico de apoio aos mesmos candidatos, além da semelhança dos projetos, deverão estar juntos. Há especulações de que a candidatura de Clarissa é uma estratégia para forçar um segundo turno e unir forças na segunda etapa da disputa, já que há temores de que o ex-prefeito Elias Gomes possa vencer no primeiro turno devido a uma combinação de fatores do cenário político atual e sua capacidade de unir apoios. Daniel Alves, estando isolado e contando apenas com o apoio de seu partido, o Avante, é considerado uma peça importante em um segundo turno, caso não surpreenda na disputa, fortalecendo com seu apoio a eleição de Elias.
Uma coisa é clara na disputa de Jaboatão: Elias e Daniel representam projetos do campo progressista, enquanto Mano e Clarissa são soldados do conservadorismo e estão ligados ao bolsonarismo. Em caso de segundo turno, já se tem clareza de como serão dados os apoios entre aqueles que não conseguirem avançar na disputa municipal.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.