segunda-feira, junho 17

Clarissa Tércio e Mano Medeiros são políticos do mesmo projeto de poder

Clarissa, Mano, Elias e Daniel serão os grandes protagonistas da disputa municipal de 2024 em Jaboatão dos Guararapes, que tem tudo para ser uma das eleições mais disputadas dos últimos 20 anos.

Prefeito Mano Medeiros e a Deputada Federal Clarissa tércio, são pré-candidatos a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Fotos Reprodução
Prefeito Mano Medeiros e a Deputada Federal Clarissa Tércio, são pré-candidatos a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Fotos: Reprodução

Os pré-candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, Clarissa Tércio (PP) e o atual prefeito Mano Medeiros (PL), são frutos da mesma fonte política: o bolsonarismo. Clarissa ingressou na política em 2018, sendo eleita deputada estadual por Pernambuco pelo PSC, uma das apostas da família Ferreira naquela eleição, com o reforço do deputado André Ferreira, então presidente estadual do partido.

Mano Medeiros, eleito vice-prefeito nas eleições de 2020 na chapa com Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, herdou a vaga de seu padrinho político após a renúncia deste para disputar o governo do estado em 2022, terminando em terceira colocação.

Ambos foram ferrenhos apoiadores do governo de Jair Bolsonaro e apoiaram o projeto do líder de extrema-direita nas eleições de 2018, quando o ex-presidente foi eleito, e no projeto derrotado de reeleição em 2022. Tanto Clarissa quanto Mano orbitam o mesmo eleitorado, sendo o voto dos evangélicos um dos principais alvos dos pré-candidatos.

📲Siga nosso perfil no Instagram

Nas eleições municipais deste ano, Jaboatão deverá contar com quatro nomes de peso e densidade eleitoral, incluindo o atual prefeito Mano Medeiros, que buscará a reeleição pelo PL, o ex-prefeito Elias Gomes, que ingressou no Partido dos Trabalhadores e conta com o apoio dos principais partidos de esquerda e do presidente Lula, a deputada federal de extrema-direita e bolsonarista Clarissa Tércio pelo PP, e o ex-vereador Daniel Alves do Avante, que nas eleições de 2020 ficou em segundo lugar na disputa com 81 mil votos.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Num provável segundo turno, que tem grandes chances de acontecer, Mano e Clarissa, por estarem no mesmo campo político e pelo histórico de apoio aos mesmos candidatos, além da semelhança dos projetos, deverão estar juntos. Há especulações de que a candidatura de Clarissa é uma estratégia para forçar um segundo turno e unir forças na segunda etapa da disputa, já que há temores de que o ex-prefeito Elias Gomes possa vencer no primeiro turno devido a uma combinação de fatores do cenário político atual e sua capacidade de unir apoios. Daniel Alves, estando isolado e contando apenas com o apoio de seu partido, o Avante, é considerado uma peça importante em um segundo turno, caso não surpreenda na disputa, fortalecendo com seu apoio a eleição de Elias.

Uma coisa é clara na disputa de Jaboatão: Elias e Daniel representam projetos do campo progressista, enquanto Mano e Clarissa são soldados do conservadorismo e estão ligados ao bolsonarismo. Em caso de segundo turno, já se tem clareza de como serão dados os apoios entre aqueles que não conseguirem avançar na disputa municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *