sexta-feira, maio 16

Carlos Siqueira convida Marina Silva a voltar ao PSB

Carlos Siqueira, presidente do PSB, convida Marina Silva a retornar ao partido em meio à crise interna da Rede Sustentabilidade.

Deputada Marina Silva recebeu o convite para retornar ao PSB. Foto: Sanchilis Oliveira
Deputada Marina Silva recebeu o convite para retornar ao PSB. Foto: Sanchilis Oliveira

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, convidou a deputada federal e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), a retornar à legenda. Marina disputou a Presidência da República em 2014 pelo PSB, após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, então candidato à presidência.

O convite surge em um momento de instabilidade interna na Rede Sustentabilidade, atual partido de Marina, após o encerramento de seu congresso nacional.

Derrota do grupo de Marina agrava crise interna na Rede

A crise na Rede se agravou depois que o grupo liderado por Marina foi derrotado na disputa pelo comando nacional do partido. O novo porta-voz nacional, Paulo Lamac, foi eleito com o apoio da ex-senadora Heloísa Helena, recebendo mais de 73% dos votos. O grupo de Marina alcançou apenas 23,5% e questiona a legitimidade da votação, levando o caso à Justiça.

Segundo informações de bastidores, há forte insatisfação com o resultado. Membros da tendência minoritária da legenda avaliam deixar o partido, caso a Justiça não anule o congresso.

Parlamentares da Rede avaliam nova filiação

Embora estejam impedidos de mudar de legenda fora da janela partidária sob risco de perda de mandato, alguns parlamentares próximos a Marina consideram migrar para outras siglas a partir de 2026. Entre os nomes que cogitam se filiar ao PSB estão:

  • Marina Silva – Deputada federal (Rede-SP) e ministra do Meio Ambiente;
  • Marina Helou – Deputada estadual (Rede-SP);
  • Chió – Deputado estadual (Rede-PB).

Outras lideranças também avaliam novos caminhos:

  • Ana Paula Lima (Rede-MG) – Pode seguir para o Partido dos Trabalhadores (PT);
  • Túlio Gadêlha (Rede-PE) – Tem dialogado com o PDT, mas também considera partidos da base da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

Rede Sustentabilidade mira reestruturação para 2026

Apesar do impasse, a Rede Sustentabilidade pretende manter a federação com o PSOL para as próximas eleições. A direção nacional indica que o foco agora será a renovação do partido, investindo na militância e em lideranças emergentes para disputar vagas nas assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados em 2026.

Mesmo sem mandato, Heloísa Helena segue influente e sua articulação garantiu a vitória no congresso partidário, contrariando lideranças com cargo eletivo.

O convite de Carlos Siqueira a Marina Silva ocorre em um contexto de fragilidade interna na Rede Sustentabilidade e pode representar um reposicionamento estratégico do PSB de olho nas eleições de 2026.

A decisão de Marina e de outros parlamentares dependerá do desfecho judicial das ações que contestam o congresso da Rede. Até lá, os movimentos serão cautelosos, respeitando os prazos da legislação eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *