Em 2018, mais de 50 mil pessoas tiveram que sair de casa por conta de problemas no solo
![]() |
Foto: Reprodução/TNH1 |
Nesta sexta-feira (21), a empresa petroquímica Braskem assinou um acordo de R$ 1,7 bilhões com o município de Maceió, em Alagoas, referente ao afundamento do solo de alguns bairros, o que obrigou 50 mil pessoas deixarem suas casas.
Desde 2018, os problemas no solo vinham aparecendo por causa da extração de sal-gema. Do valor determinado, R$ 700 mil já haviam sido pagos anteriormente. O acordo contempla a compensação, indenização e ressarcimento integral por todos os danos patrimonial e extrapatrimonial causado pela empresa.
“Os recursos serão destinados à realização de obras estruturantes na cidade e à criação do Fundo de Amparo aos Moradores (FAM). É preciso destacar que o acordo não invalida as ações ou negociações entre a Braskem e os moradores das regiões afetadas. A gestão de Maceió segue construindo uma cidade melhor para todos”, informou a Prefeitura de Maceió.
Segundo a empresa, as negociações para chegar a um acordo monetário começou meses atrás. “Vale destacar que a celebração do termo de acordo com o município de Maceió representa mais um avança importante em relação ao tema de Alagoas”, disse a Braskem.

O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.