domingo, setembro 8

Aumento alarmante: Pernambuco registra 294 homicídios em agosto de 2023

Estado enfrenta aumento de 33% nos crimes violentos letais intencionais em comparação com o ano anterior.

Pernambuco
Foto: Reprodução
Pernambuco enfrenta uma escalada preocupante na criminalidade, com o mês de agosto de 2023 registrando um total de 294 homicídios, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O estado já soma um total de 2.314 homicídios neste ano, sendo 1.273 no interior, 378 na capital e 663 na Região Metropolitana, de acordo com as estatísticas mais recentes.
O aumento de 33% nos crimes violentos letais intencionais em comparação com o mesmo período do ano anterior é motivo de grande preocupação. Em agosto de 2022, foram registrados 218 assassinatos, enquanto este ano o número subiu para 294.
Os números ao longo de 2023 mostram uma tendência alarmante: janeiro (276), fevereiro (305), março (288), abril (309), maio (288), junho (256), julho (298) e agosto (294). Os dados de setembro só serão divulgados no dia 15 de outubro.
Para lidar com essa situação crítica, Pernambuco é um dos 12 estados da federação que participam da Operação Paz, uma iniciativa de âmbito nacional de combate à criminalidade promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Na última quinta-feira, 14 de setembro, as forças de segurança pública do Estado se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), sob a coordenação do novo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, com o objetivo de planejar ações que visem a eficiência da operação em todo o território pernambucano, contando com a parceria do Poder Judiciário.
A SDS e as operativas (Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros) estão concentrando esforços em ações coordenadas de inteligência, investigação, cumprimento de mandados de prisão, repressão e prevenção à criminalidade. O foco principal é a redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), bem como o combate ao tráfico de armas e de entorpecentes.
O secretário da SDS, Alessandro Carvalho, destacou a importância da Operação Paz: “Tenho certeza que a Operação Paz, sob a coordenação do Ministério da Justiça, trará efetividade no combate à criminalidade porque reforça a integração das forças de segurança com outros atores do processo como Tribunais de Justiça e Ministérios Públicos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *