sexta-feira, abril 19

Aula espetáculo celebra cultura afro-brasileira em escola municipal do Recife

Afoxé Povo de Ogunté encerra 12ª Festa dos Tambores com atividade educativa, com uma aula espetáculo, promovendo diálogo e valorização da cultura ancestral para 200 alunos do Ensino Fundamental I.

Aula-espetáculo celebra cultura afro-brasileira em escola municipal do Recife. Foto: Divulgação
Aula-espetáculo celebra cultura afro-brasileira em escola municipal do Recife. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 24, às 9h, a Escola Municipal Poeta Solano Trindade, localizada em Água Fria, será palco de uma experiência única para cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental I, o renomado Afoxé Povo de Ogunté apresentará uma aula-espetáculo. Marcando o encerramento da 12ª Festa dos Tambores, evento que celebra a riqueza da cultura ancestral.

🥁 Aula-espetáculo inclusiva e educativa:

Durante a manhã, estudantes, professores e funcionários participarão de diversas atividades, desde a apresentação de grupos de afoxé até rodas de diálogo. A oficina de percussão e dança será uma oportunidade única para a formação de plateia e educação patrimonial, buscando sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da história e cultura afro-brasileira.

Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

📚 Valorização da cultura ancestral:

A iniciativa visa proporcionar uma manhã de valorização da cultura ancestral, permitindo que os participantes tenham contato direto com os instrumentos percussivos do afoxé e aprendam os movimentos da dança, conhecida como ijexá. Além disso, a ação proporciona uma oportunidade única de compreender a relevância dessa manifestação cultural para o povo de matriz africana.

🎉 12ª Festa dos Tambores e sua importância:

A ação faz parte da segunda e última etapa da 12ª Festa dos Tambores, uma celebração à cultura ancestral realizada no último domingo na quadra da Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério. Desde 2009, o Afoxé Povo de Ogunté realiza essa festividade, tornando-se uma tradição que exala a riqueza dos diversos segmentos culturais presentes na região.

🌐 Acesso à cultura para todos:

A aula-espetáculo será registrada e o vídeo final contará com audiodescrição e janela de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos. O material será disponibilizado no canal do Youtube do Afoxé Povo de Ogunté, ampliando ainda mais o alcance dessa experiência cultural única. A produção é resultado da parceria entre a Lelê Colab e Bureau de Cultura, com o incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura.

Cultura popular pernambucana em destaque:

A Festa dos Tambores destaca a diversidade da cultura popular pernambucana, indo além do período oficial de carnaval. Os desfiles pelas ruas do bairro, cortejos e eventos durante as festividades evidenciam a pluralidade cultural influenciada pelos legados deixados pelos povos negros.

📆 Participe e celebre a diversidade:

A comunidade está convidada a participar desse evento educativo e cultural, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira. A aula-espetáculo no Recife é uma oportunidade única de aprendizado e celebração da diversidade que permeia nossa sociedade.

Em um momento em que a valorização das raízes culturais se faz necessária, iniciativas como essa promovem a compreensão, respeito e enriquecimento do tecido social. Afinal, a cultura é a expressão viva da identidade de um povo, e seu reconhecimento é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural. 🌍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *