segunda-feira, junho 17

Atriz Elizangela falece aos 68 anos

Elizangela, conhecida por papéis marcantes na TV, não resistiu a parada cardiorrespiratória. Sua trajetória na televisão brasileira.

Atriz Elizângela, de 68 anos, morreu em Guapimirim — Foto: Reprodução/TV Globo
Atriz Elizângela, de 68 anos, morreu em Guapimirim — Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta sexta-feira (3), a atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, amplamente conhecida como Elizangela, veio a óbito aos 68 anos de idade em Guapimirim, estado do Rio de Janeiro. A prefeitura local confirmou a triste notícia. Elizangela conquistou o coração do público com participações memoráveis em novelas como “Força do Querer” e “A Dona do Pedaço”, dentre outras.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Guapimirim, a atriz foi levada ao Hospital Municipal José Rabello de Mello em decorrência de uma parada cardiorrespiratória (PCR), após receber atendimento imediato das equipes do SAMU. Os médicos realizaram esforços de reanimação tanto durante o translado quanto na unidade hospitalar, mas, infelizmente, não obtiveram sucesso.

A administração municipal lamentou profundamente a perda, ressaltando que esta foi a segunda vez que o sistema de saúde do município prestou assistência a Elizangela. Em um episódio anterior, a atriz enfrentou graves problemas respiratórios e, após algumas semanas de tratamento, recebeu alta.

Em 2022, Elizangela enfrentou uma internação em Guapimirim devido a sequelas respiratórias resultantes da Covid-19. Conforme informações da prefeitura, a atriz chegou ao Hospital Municipal José Rabello de Mello em estado crítico, quase necessitando de intubação. É relevante destacar que Elizangela se manifestou de forma contrária à vacinação e não recebeu nenhuma dose do imunizante.

A trajetória de Elizangela no mundo do entretenimento foi notável. Nascida em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro, a artista iniciou sua carreira como atriz aos 7 anos de idade na TV Excelsior, onde participou de comerciais ao vivo. Descoberta por um produtor da emissora, ela estrelou o programa de entrevistas “A Outra Face do Artista” e colaborou em outros programas ao vivo, como o telejornal “Jornal Infantil Excelsior” e o programa de variedades “Futurama”.

Aos 10 anos, ela apresentava o programa de auditório “Essa Gente Inocente”, transmitido em horário nobre. Em 1966, Elizangela ingressou na Globo, onde participou de diversos programas, incluindo “Capitão Furacão” e “Show da Cidade”. No cinema, ela atuou em filmes como “Quelé do Pajeú”, “O Enterro da Cafetina” e “Vale do Canaã”.

Com 15 anos, Elizangela deu início a sua carreira em novelas com “O Cafona” e posteriormente atuou em produções como “Bandeira 2”, “Cavalo de Aço”, “Supermanoela” e “Cuca Legal”. Ela também fez parte do elenco da primeira versão de “Roque Santeiro”, que, no entanto, foi censurada. O autor Dias Gomes criou um papel especialmente para ela na versão posterior.

Sua carreira abrangeu diversas novelas e programas de TV, como “Locomotivas”, “Feijão Maravilha”, participações em programas humorísticos e o sucesso como cantora com a música “Pertinho de Você”. Entre seus papéis memoráveis, destacam-se Mariúcha em “Jogo da Vida” e Rosemary Pontes em “Pedra sobre Pedra”.

Elizangela também atuou em novelas como “Por Amor”, “Senhora do Destino”, “A Lua Me Disse”, “A Favorita” e “Ti-Ti-Ti”. Sua versatilidade e talento a levaram a desempenhar personagens marcantes, como Magnólia em “Por Amor” e Cilene em “A Favorita”.

A atriz manteve uma carreira sólida e prestigiada, atuando em produções recentes como “A Força do Querer” e “A Dona do Pedaço”. Sua interpretação como Aurora na primeira novela e sua participação na trama de Walcyr Carrasco são lembradas pelo público.

A morte de Elizangela é uma perda significativa para o cenário artístico brasileiro, e sua contribuição para a televisão será lembrada com carinho pelos fãs e colegas de profissão.

Elizangela deixa um legado marcante na história da teledramaturgia nacional e continuará a ser lembrada por seu talento e versatilidade como atriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *