Foto: Divulgação |
O sétimo dia de greve dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem das redes municipal e privada de Pernambuco, nesta quinta-feira (16/03), foi marcado com a realização de um ato em frente à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Recife. Os servidores denunciaram que a Secretaria de Saúde convocou, temporariamente,
Técnicos de Enfermagem que atuam como bombeiros civis e militares para trabalhar nas ambulâncias em substituição aos grevistas. E que essa medida desrespeita o Código de Ética da profissão e, também, a Lei de Greve que não permite a gestão realizar novas contratações enquanto durar o movimento paredista.
Segundo o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, a entidade está tomando as devidas providências para que não haja irregularidades e que as normas sejam cumpridas pela Prefeitura.
Em relação a paralisação das atividades laborais, Francis destacou a crescente adesão dos profissionais que atuam na Região Metropolitana, além dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem dos setores privado e filantrópico.
“A direção do Satenpe segue em busca de diálogo com as autoridades do sistema judiciário e das prefeituras com o objetivo de encontrar soluções para a implantação do piso salarial da enfermagem, considerando o documento entregue pelo Congresso Nacional ao Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 15, que exigiu a suspensão da liminar deferida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Caso o pedido seja acolhido pelo STF, o setor privado deve cumprir a Lei 14.434/2022 que estabelece o novo salário. E seguiremos na expectativa que o Governo Federal envie com urgência a Medida Provisória ao Congresso, garantido o repasse dos recursos necessários para estados, municípios e setor filantrópico para o pagamento do piso”, afirmou Francis.
Nesta sexta-feira (17), os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem participarão de mais uma assembleia, na Praça do Derby, Recife, para discutir as próximas atividades do movimento grevista.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.