Cidades do Litoral e próximas devem ser atingidas por temporais
Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de chuvas para Pernambuco. O aviso, de nível intermediário, é válido desta sexta-feira (7) a domingo (9) para a Região Metropolitana do Recife e parte da Zona da Mata. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também emitiu alerta laranja, de estado de atenção.
O aviso reforça previsão anterior do instituto, que indica um grande volume de chuvas para o Estado — especialmente na faixa leste, que engloba a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata — já a partir desta quinta-feira (6).
A previsão do Inmet aponta justamente para uma concentração maior de precipitação entre a sexta-feira e o domingo, quando o volume de chuvas deve ser mais intenso e podendo chegar a 100 milímetros em 24 horas.
De acordo com o instituto, o transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente contribui para o aumento da nebulosidade e da chuva na costa leste da região.
A previsão se estende para a faixa leste da região Nordeste, entre o litoral dos estados da Paraíba e do Sergipe.
Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, segundo o Inmet.
A tendência de precipitação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também indica muita chuva no Estado nos próximos dias. As chuvas devem ser de moderadas a fortes na sexta-feira e no sábado na RMR e Matas Norte e Sul; e moderadas no Agreste. Não há tendência de chuva para o Sertão.
Para o domingo, há tendência de chuvas moderadas na RMR e Matas Norte e Sul e fraca a moderada no Agreste.
Folha de Pernambuco
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.