Prefeito de Paulista Yves Ribeiro pede desfiliação antes de expulsão por infidelidade partidária e critica ala local do PT.
Nesta quinta-feira, o Partido dos Trabalhadores (PT) avançou, portanto, na decisão de expulsar o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, por infidelidade partidária. No entanto, em um movimento inesperado, Yves, por sua vez, antecipou-se e oficializou sua desfiliação nesta sexta-feira. Dessa forma, Yves Ribeiro comunicou a decisão por meio de uma carta aberta, na qual detalhou as razões de sua saída e refletiu sobre sua trajetória política.
“Não voto no adversário local”, afirma Yves
Além da carta, Yves concedeu entrevista ao portal Jamildo.com, onde reforçou os motivos que o levaram a sair do partido. Ele declarou que não poderia apoiar Júnior Matuto, candidato do PT e PSB, a quem descreveu como desafeto político. “Eu sempre votei em Lula e em Miguel Arraes. Ajudei Haddad em 2018, mas não sou obrigado a seguir essa corrente do PT que se alia ao PSB, o que chamo de PT-SB”, disse.
Aliança com Raquel Lyra e planos para o Litoral Norte
Nas eleições municipais, Yves destacou sua parceria com a governadora Raquel Lyra em sete cidades do Litoral Norte, obtendo êxito na maioria delas. Ele também revelou projetos importantes para a região, como a retirada de penitenciárias de Itamaracá e a engorda das praias de Paulista, iniciativas que têm apoio da governadora e, segundo ele, aval do presidente Lula.
Com a saída do PT, Yves reafirmou sua lealdade a Raquel Lyra e destacou que continuará apoiando sua liderança no cenário político de 2026.
Carta de Yves Ribeiro na íntegra:
Paulista, 13 de dezembro de 2024
Ao Partido dos Trabalhadores (PT)
Durante 48 (quarenta e oito) anos de vida pública, como vereador (01 vez) e prefeito (07 vezes) em 03 (três) cidades diferentes (Itapissuma, Igarassu e Paulista-PE), dediquei minha vida para atender as necessidades daqueles que mais precisavam. Não me arrependo de nada que fiz para atender a população. Se não fiz tudo, fiz o que era possível, honrando o erário público e usando da minha liberdade concedida por Deus.
Fiz a verdade e disse o necessário, sem ofender a ninguém.
Hoje, nos tempos políticos que vivemos, é errado falar a verdade, pois é tido como ofensa. Nossas posições são consideradas incômodos.
Ao longo desses anos como político de mandatos, honrei os votos e a confiança do povo.
Hoje, aos meus 76 anos de idade e 48 de vida política, e tomando conhecimento pela imprensa escrita da minha provável expulsão do partido, antecipo-me para oficializar minha desfiliação do PT, para que seus integrantes não tenham o trabalho de se reunirem e tomarem decisões sobre minha permanência ou não no partido.
A partir de agora, terei total liberdade para expressar meus pensamentos, ideias e oferecer meus conhecimentos administrativos e políticos àqueles que desejarem. Este acumulado de experiências não é meu, mas dado por Deus, pois para Ele toda honra e glória.
Aproveito para, neste resumo da minha vida, agradecer ao senador Humberto Costa e ao deputado federal Carlos Veras, que me convidaram para meu ingresso no PT. Agradeço também a Doriel (presidente estadual do PT) e ao diretório de Paulista, que me acolheram nesta breve passagem pelo Partido dos Trabalhadores.
Não tenho mais pretensões políticas em mandatos. Despeço-me desta jornada levando comigo uma bagagem cheia de aprendizado que adquiri graças a Deus e a todos que dividiram comigo a tarefa de governar os municípios por onde passei.
Obrigado a todos que me elegeram e em mim depositaram sua confiança nesta tarefa árdua e bonita que é administrar com honestidade, com o povo e para o povo.
Atenciosamente,
YVES RIBEIRO
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.