Mirella Almeida e Vinicius Castello estão em empate técnico; decisão será definida pelos votos dos indecisos.
Na reta final do segundo turno das eleições em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), a disputa pela prefeitura está em empate técnico entre Mirella Almeida (PSD) e Vinicius Castello (PT). A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), evidencia uma corrida acirrada entre os candidatos. Na pesquisa estimulada, Castello registra 51% dos votos válidos, enquanto Mirella segue próxima, com 49%. Esse cenário considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui brancos e nulos, focando nos eleitores que escolheram um dos candidatos.
Em um cenário ampliado, incluindo votos brancos e nulos, Castello alcança 46%, e Mirella, 44%. Entre os entrevistados, 5% disseram não votar em nenhum dos candidatos, e outros 5% não souberam responder. Esse quadro reflete a indecisão de parte dos eleitores, tornando o desfecho do segundo turno incerto.
Pesquisa espontânea reforça indefinição no cenário eleitoral
Quando o IPESPE conduziu a pesquisa espontânea – na qual os nomes dos candidatos não são apresentados –, o cenário, assim, permaneceu indefinido. Castello, por sua vez, aparece com 39%, enquanto Mirella registra 38%. Além disso, entre os entrevistados, 8% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto, e 15% ainda estão indecisos ou não responderam. Com uma margem tão estreita, portanto, a eleição municipal de Olinda promete ser decidida voto a voto.
A coleta de dados, por outro lado, foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, com 500 eleitores, amostrados aleatoriamente para representar o perfil do eleitorado olindense. Ademais, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-03686/2024, a pesquisa traz uma visão detalhada dos eleitores e suas preferências na cidade.
Análise do perfil dos eleitores de Mirella e Vinicius
Na análise de votos válidos por segmentos, observa-se diferenças no perfil dos eleitores de cada candidato. Entre os apoiadores de Mirella, predominam homens (51%), jovens de 16 a 24 anos, e pessoas acima dos 60 anos, ambas faixas com 52%. O nível de instrução desses eleitores, em sua maioria, é superior (51%), com renda entre dois e cinco salários mínimos (55%).
Vinicius Castello, por sua vez, atrai um público majoritariamente feminino (53%). A faixa etária de maior destaque em seu eleitorado varia entre 25 e 44 anos, com 54%. Em termos de escolaridade, a maioria dos seus eleitores tem até o ensino fundamental (55%) e recebe até dois salários mínimos (54%). Esses dados mostram o contraste entre os perfis dos candidatos e destacam as diferentes prioridades dos eleitores de cada um.
Empate técnico também no índice de rejeição
Outro ponto de convergência entre os candidatos é o índice de rejeição. Para ambos, 42% dos eleitores afirmam que “não votariam de jeito nenhum” no adversário. Esse empate no nível de rejeição reflete a polarização na cidade e aponta para uma disputa onde os indecisos podem decidir o resultado final.
Além disso, a pesquisa revela a probabilidade de voto dos eleitores. Mirella conta com 40% de entrevistados que “com certeza votariam” nela, enquanto Vinicius lidera com 42% nesse quesito. No grupo dos eleitores que consideram a possibilidade de votar, mas sem compromisso definitivo, Mirella aparece com 13% e Vinicius com 11%. Entre os que “não conhecem o suficiente” para decidir o voto, a candidata do PSD marca 2%, e o petista, 3%.
Cenário eleitoral aquecido e indefinido em Olinda
A poucos dias do segundo turno, a disputa pela Prefeitura de Olinda demonstra um cenário equilibrado. A pesquisa IPESPE destaca a incerteza dos eleitores, especialmente os indecisos. Em um contexto de empate técnico, ambos os candidatos precisam intensificar suas estratégias para conquistar os votos que poderão definir o pleito. Com altos índices de rejeição e eleitores em dúvida, o desfecho das urnas pode ser surpreendente.
Eleições em Olinda seguem indefinidas
A pesquisa mais recente reforça a competitividade da corrida eleitoral em Olinda. Com poucos pontos de diferença, tanto Mirella Almeida quanto Vinicius Castello ainda têm chances de conquistar a vitória. Na expectativa pelo resultado final, eleitores e candidatos aguardam o momento decisivo nas urnas, que promete definir o próximo líder da cidade com base na preferência de cada voto conquistado.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.