quinta-feira, novembro 21

UFPE oferece 1.380 vagas para cursos a distância

UFPE lança edital para cursos de graduação a distância com vagas em todas as regiões do estado de Pernambuco.

Inscrições abertas até 25 de novembro para cursos semipresenciais da UFPE
Inscrições abertas até 25 de novembro para cursos semipresenciais da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu, inicialmente, 1.380 vagas em cursos de graduação a distância, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2025. Assim, os interessados podem realizar as inscrições até 25 de novembro, exclusivamente pela internet, acessando o site da instituição.

Para entender os detalhes do processo seletivo, os candidatos devem, então, acessar o edital, também disponível no site da UFPE. Ao todo, a universidade oferece vagas em oito cursos diferentes, sendo sete de licenciatura e um de bacharelado. Nesse sentido, os cursos com vagas são:

  • Ciências Biológicas (Licenciatura): 150 vagas
  • Educação Física (Licenciatura): 180 vagas
  • Geografia (Licenciatura): 155 vagas
  • História (Licenciatura): 150 vagas
  • Letras – Espanhol (Licenciatura): 135 vagas
  • Letras – Português (Licenciatura): 160 vagas
  • Matemática (Licenciatura): 120 vagas
  • Ciências Contábeis (Bacharelado): 330 vagas

Como se inscrever nas vagas de graduação da UFPE?

Para se inscrever, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 35 até o dia 25 de novembro. No entanto, candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo (R$ 1.412) podem solicitar a isenção da taxa, conforme as condições especificadas no edital.

Os cursos seguem um modelo semipresencial, com encontros obrigatórios em polos de apoio distribuídos em 27 cidades pernambucanas. Esses polos atendem cidades como Afrânio, Águas Belas, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Cedro, Dormentes, Floresta, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Sertânia, Surubim, Tabira, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão.

Cada curso possui um formulário de inscrição específico, disponível no site da UFPE. Durante a inscrição, o candidato deve indicar a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que deseja utilizar, escolhendo entre as cinco edições mais recentes, de 2019 a 2023.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter feito pelo menos uma dessas edições do Enem. A UFPE usará as notas obtidas no exame para classificar os candidatos. Além disso, o edital reserva 30% das vagas nos cursos de licenciatura para professores da educação básica das redes estadual e municipal, incentivando a qualificação dos educadores.

Por fim, a UFPE publicará a lista preliminar dos aprovados em 10 de dezembro, também no site da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *