Decisão reforça base política com nomes de aliados, incluindo ex-gestores que apoiaram sucessores e outros que não tiveram êxito nas eleições.
Em um movimento político estratégico, a governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou 22 ex-prefeitos para cargos comissionados na Casa Civil do Estado. O decreto n° 58.036, assinado ontem, formalizou a alocação dos cargos, que incluem funções como assessores especiais de relações institucionais, articulação e coordenação estratégica. Além disso, a medida visa fortalecer a base de apoio da gestão estadual, reunindo nomes de diferentes partidos e regiões.
Entre os nomeados, destacam-se ex-prefeitos que conseguiram eleger seus sucessores, como Professor Lupércio (PSD) e Nadegi Queiroz (Republicanos). Por outro lado, também foram incluídos políticos que não tiveram sucesso nas últimas eleições, como Célia Sales (PP), Raimundo Pimentel (PDT) e Luiz Aroldo (PT). Este último, inclusive, defendeu recentemente uma aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o PSDB, partido da governadora.
Estratégia política amplia influência familiar
No caso de Nadegi Queiroz, a nomeação também beneficia sua família, que mantém forte influência política. Seus filhos, o deputado estadual João de Nadegi e a vereadora do Recife Flávia de Nadegi, ambos filiados ao PV, estão agora mais próximos do Palácio do Governo. Vale ressaltar que, embora o PV faça parte da base estadual de Raquel Lyra, no âmbito municipal o partido segue apoiando João Campos (PSB), principal opositor da governadora.
A estratégia adotada por Raquel Lyra lembra ações semelhantes de João Campos, que, durante sua gestão na Prefeitura do Recife, nomeou aliados como os ex-vereadores Aline Mariano (PSB) e Victor André Gomes (PV), além da ex-prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB).
Distribuição de cargos e funções
Dos 22 ex-prefeitos nomeados, nove assumirão o cargo de assessor especial de relações institucionais. Outros oito ocuparão a função de assessor especial de articulação e acompanhamento, enquanto cinco foram designados como assessores especiais de coordenação estratégica. Todos os nomeados assumiram os cargos de forma retroativa, a partir de 2 de janeiro.
A lista inclui nomes como Luiz Aroldo (Águas Belas), Professor Lupércio (Olinda), Xisto Freitas (Aliança), Célia Sales (Ipojuca) e Nadegi Queiroz (Camaragibe). Além deles, figuram políticos como Rafael Cavalcanti (Afrânio), Giorge Bezerra (Camocim de São Félix) e Judite Botafogo (Lagoa do Carro), entre outros.
Impacto na política estadual
A nomeação de ex-prefeitos para cargos estratégicos no governo estadual reflete uma prática comum na política brasileira, onde alianças são fortalecidas por meio da distribuição de cargos. No entanto, a medida também gera debates sobre o uso de cargos comissionados para consolidar bases de apoio.
Por um lado, a governadora garante maior articulação política e apoio para suas iniciativas. Por outro, críticos podem questionar a eficiência administrativa e o impacto dessas nomeações na gestão pública. Apesar disso, a decisão de Raquel Lyra segue uma tendência observada em outras esferas de governo, onde a nomeação de aliados é vista como uma ferramenta para garantir governabilidade.
Lista completa dos nomeados
Confira abaixo a lista completa dos ex-prefeitos nomeados e suas respectivas funções:
- Luiz Aroldo (Águas Belas) – assessor especial de relações institucionais;
- Professor Lupércio (Olinda) – assessor especial de relações institucionais;
- Xisto Freitas (Aliança) – assessor especial de relações institucionais;
- Célia Sales (Ipojuca) – assessora especial de relações institucionais;
- Nadegi Queiroz (Camaragibe) – assessora especial de relações institucionais;
- Uilas Leal (Alagoinha) – assessor especial de relações institucionais;
- José Maria (Cupira) – assessor especial de relações institucionais;
- Raimundo Pimentel (Araripina) – assessor especial de relações institucionais;
- Emmanuel Fernandes | Manuca (Custódia) – assessor especial de relações institucionais;
- Rafael Cavalcanti (Afrânio) – assessor especial de coordenação estratégica;
- Giorge Bezerra (Camocim de São Félix) – assessor especial de coordenação estratégica;
- Emerson Cordeiro (Poção) – assessor especial de coordenação estratégica;
- Raimundo Pinto | Raimundo Saraiva (Exu) – assessor especial de coordenação estratégica;
- Haroldo Tavares (Verdejante) – assessor especial de coordenação estratégica;
- Judite Botafogo (Lagoa do Carro) – assessora especial de articulação e acompanhamento;
- José Torres | Zeinha Torres (Iguaracy) – assessor especial de articulação e acompanhamento;
- José Soares da Fonseca | Zé de Veva (Salgadinho) – assessor especial de articulação e acompanhamento;
- Severino Soares | Silvio Roque (Tupanatinga) – assessor especial de articulação e acompanhamento;
- Sávio Torres (Tuparetama) – assessor especial de articulação e acompanhamento;
- Renato Sales (Vertente do Lério) – assessor especial de articulação e acompanhamento;
- Matheus Martins (Terezinha) – assessor especial de articulação e acompanhamento;
- Regina Pinheiro | Regina da Saúde (Itaíba) – assessora especial de articulação e acompanhamento.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.