O projeto prevê outras estratégias para diminuir os números da violência no estado
Foto: Ed Machado/Folha PE |
O programa Juntos pela Segurança, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, será lançado nesta segunda-feira (31), substituindo o Pacto pela Vida. A primeira ação que o novo projeto vai atender será a iluminação pública em áreas consideradas perigosas pela população.
Por causa dos números de violência no estado, o povo pernambucano e os políticos da oposição vinham cobrando o governo para melhorias na segurança pública. A sistema de iluminação é competência de cada prefeitura, porém a gestão da governadora entende que o investimento nesse quesito ajudaria a diminuir os índices de violência.
Entre as 1.791 mortes violentas registradas nos primeiro seis meses deste ano, 40% aconteceram em durante a noite. Para diminuir esse número, o governo estadual vai desembolsar R$ 35 milhões para iluminação dos locais onde ocorre o maior número de homicídios, assaltos, assédios e roubos de automóveis.
Outro fator que vai ser considerado no programa é o alto índice de violência contra a mulher. A quantidade de delegacias especializadas em crimes contra as mulheres que funcionam 24h aumentou para seis, em março. Essas delegacias ficam localizadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru e em Petrolina.
O lançamento do programa vai acontecer às 15h no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. No evento, Raquel Lyra vai falar, entre vários temas, da possibilidade de a população fazer sugestões para o funcionamento do programa através de um site, além disso vão ocorrer reuniões para discutir segurança pública com os moradores do estado.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.