O resultado da primeira chamada do Prouni 2025 será divulgado hoje, 4 de fevereiro, às 18h. Confira como acessar a lista e os próximos passos para garantir a bolsa.
O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta terça-feira (4), a partir das 18h (horário de Brasília), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. Os candidatos poderão conferir a lista dos pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br).
Mais de 338 mil bolsas disponíveis em todo o Brasil
Nesta edição, o Prouni oferta 338.444 bolsas de estudo em 1.031 instituições privadas de ensino superior, distribuídas da seguinte forma:
- 203.539 bolsas integrais (100% da mensalidade coberta);
- 134.905 bolsas parciais (50% da mensalidade coberta).
Os cursos contemplados abrangem diversas áreas do conhecimento, desde saúde e engenharias até ciências sociais e humanas.
Prouni 2025: Como Enviar a Documentação?
Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada devem comprovar as informações declaradas na inscrição, apresentando a documentação exigida pela instituição de ensino. O prazo para esse procedimento vai de 4 a 17 de fevereiro.
Opções de envio da documentação:
- Presencialmente: O candidato pode comparecer à instituição de ensino para entregar os documentos fisicamente.
- Online: As instituições devem disponibilizar um campo específico em seus sites para o envio eletrônico da documentação. Caso essa opção não esteja disponível, a instituição orientará sobre os locais de recebimento.
A não entrega da documentação dentro do prazo resulta na perda da bolsa.
20 Anos de Prouni: Impacto no Ensino Superior
Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes em seus 20 anos de existência. O programa tem como público-alvo alunos sem diploma de nível superior e ocorre duas vezes ao ano.
De acordo com o Censo da Educação Superior de 2023, o impacto do Prouni na formação acadêmica é significativo:
- 58% dos beneficiários concluem o curso superior, enquanto a taxa entre não bolsistas é de 36%;
- 56% dos contemplados são mulheres;
- 55% dos beneficiários se autodeclaram negros.
Os números reforçam o papel do Prouni na democratização do ensino superior, ampliando o acesso de grupos historicamente vulnerabilizados.
Segunda Chamada e Lista de Espera
Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada devem ficar atentos às próximas etapas:
- Segunda chamada: Prevista para 21 de fevereiro;
- Lista de espera: Para participar, o candidato precisa manifestar interesse entre 6 e 7 de março.
O Prouni continua sendo uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil. Com a oferta de mais de 338 mil bolsas, o programa amplia oportunidades para estudantes de baixa renda. Os candidatos devem seguir os prazos rigorosamente para garantir o benefício.
Para mais informações, acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.