Investimento de R$ 4,1 milhões moderniza Escola Municipal em Tejipió e amplia oferta de vagas.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, avança na requalificação das unidades de ensino da rede municipal. Nesta sexta-feira (24), o prefeito em exercício, Victor Marques, e o secretário de Educação, Fred Amancio, visitaram as obras da nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários. Localizada no bairro de Tejipió, Zona Oeste da cidade, a unidade está em fase final de construção.
Estrutura moderna para a comunidade
O novo prédio, que recebeu um investimento de R$ 4,1 milhões, foi, primeiramente, projetado para atender as necessidades educacionais do bairro. Além disso, a estrutura ocupa aproximadamente 1.600m², dividida em dois pavimentos. Nesse sentido, o espaço agora oferece dez salas de aula, uma biblioteca, um laboratório, uma sala de recursos multifuncionais, além de espaços administrativos e uma quadra coberta. Assim, essas melhorias fazem parte do programa Escola no Grau, criado pela gestão municipal para modernizar e ampliar as escolas da capital pernambucana.
“Essa era uma demanda antiga da comunidade de Tejipió. Por isso, hoje entregamos um espaço padronizado, pronto para oferecer educação de qualidade e preparar as crianças e os jovens para o futuro”, afirmou o prefeito em exercício Victor Marques.
Nova sede beneficia mais estudantes
A prefeitura, portanto, substituiu a antiga estrutura, desativada desde 2011 por problemas de segurança, por instalações modernas e acessíveis. Além disso, a nova unidade, com inauguração prevista para fevereiro, poderá atender até 580 estudantes, ampliando, assim, a oferta de vagas em 40% em comparação aos 420 estudantes matriculados anteriormente.
Por sua vez, o secretário Fred Amancio reforçou o impacto da nova estrutura. “Iniciar o ano letivo de 2025 com este novo espaço nos enche de alegria. Além disso, garantimos mais conforto e dignidade para alunos e professores, ao mesmo tempo em que oferecemos uma infraestrutura de qualidade”, destacou o secretário.
Reconstrução atendeu a antigos pedidos
A prefeitura reconstruiu a escola no mesmo terreno onde funcionava até 2011. Depois que a estrutura original foi condenada, os estudantes passaram a estudar em uma casa adaptada. A obra atendeu a uma antiga reivindicação dos moradores de Tejipió, que agora comemoram a conquista.
Dilma Lima da Silva, gestora da escola, acompanhou de perto todo o processo de requalificação. “O antigo prédio era precário, escuro e não oferecia condições adequadas. Hoje, conseguimos ver um sonho realizado, que superou nossas expectativas”, disse a gestora.
Mais que um prédio, um marco para o futuro
Além de ampliar a capacidade de atendimento, a nova sede reflete o compromisso da gestão municipal em oferecer um ambiente propício para o aprendizado. A construção de espaços modernos e inclusivos reafirma a importância de investir na educação como ferramenta de transformação social.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.